Retrato de Viviane da Costa Lobo

Nome: Viviane da Costa Lobo

Negócio: Delícias da Vida

Área de negócio: Gastronomia

Bairro/Cidade: Del Castilho / Rio de Janeiro

Telefone: (21) 99843-0535

Instagram: @deliciasdavida

 

Viviane da Costa Lobo tem 51 anos, é casada, tem um filho de 24 anos e está à frente do Delícias da Vida, um negócio que envolve a produção e a comercialização de geleias artesanais. Ela se sente muito feliz com a escolha que fez e com a trajetória do Delícias.

Viviane é Administradora de Empresas por formação, trabalhou por 20 anos em uma empresa multinacional, no setor de faturamento. Em 2019, essa empresa passou por uma reestruturação, seu setor foi transferido para a matriz e a equipe foi desligada. “Tirei um ano sabático para me desintoxicar antes de pensar no que poderia fazer”, ela diz. 

Em 2020, veio a pandemia, e Viviane buscava algo que pudesse complementar sua vida, “não queria voltar para o mundo corporativo”. Foi quando seu filho Breno, apaixonado por geleias, lhe perguntou: “Mãe, porque você não faz geleias?” Inicialmente ela resistiu porque, embora a cozinha tenha sempre feito parte da sua vida, ela nunca tinha pensado na cozinha comercial, mas gostou da ideia, recorreu à internet, fez um curso sobre envase de produtos e se encantou com esse mundo. 

A primeira iniciativa foi preparar geléias para presentear a família. A turma gostou e sua cunhada, que é designer gráfica, agraciou-a com a criação de sua marca e logo. Com esse pontapé inicial, ela foi em frente. Em 2022, iniciou um curso de empreendedorismo no Programa da Prefeitura do RJ e, em 2023, fez o curso de Aceleração em Gastronomia da ASPLANDE, ao qual ela foi encaminhada pela prefeitura. Ela se empenhou muito nas aulas e o curso “me abriu portas bacanas para eu colocar os meus conhecimentos de administração no meu negócio, além da excelente acolhida que tive do Paulinho e da Thamirys principalmente foram valiosos”, ela diz. 

As dificuldades que Viviane encontrou foram a de transferir sua vivência de uma empresa de grande porte, para seu negócio e a administração do seu próprio capital. Ela já tinha na bagagem o controle financeiro, mas a ideia mais simplificada e intimista que lhe foi ensinada ajudou-a  na administração de seu negócio. Quanto aos novos conhecimentos, a comunicação foi o ponto forte. Aprendeu como conquistar clientes, como se expressar melhor para apresentar seu trabalho e como preparar um pitch, que ela nem sabia o que era. Graças a esse conhecimento, chegou à final da etapa regional do Prêmio Assaí 2023.

Viviane prepara as geleias do Delícias da Vida em sua própria cozinha e as comercializa em feiras como as que acontecem na Prefeitura do RJ (CASS), na Praça Edmundo Rêgo (Grajaú), e na Praça Milton Campos (Leblon). Ela atende também a encomendas de pequenas geleias usadas como brindes de festas e recebe pedidos pelo Whatsapp de pessoas que já conhecem seu produto.

O lucro do Delícias não é suficiente para o sustento de Viviane, “mas as geléias agregaram muito no orçamento”. Ela está satisfeita com a trajetória do Delícias, está ganhando intimidade com as redes sociais, e vai no seu tempo, de forma que o seu negócio lhe faça bem, como tem feito. 

Como mensagem final, Viviane diz: “Estou muito feliz com o que conquistei, e estou conquistando, e agradeço profundamente à Asplande por tudo isso”.

 

Escrito por Adelina Araújo, voluntária da Asplande.