Sobre

O Portal Mulheres em Rede, Compartilhando Saberes foi uma resposta da ASPLANDE aos desafios colocados pelas novas tecnologias. Cada vez mais aumenta o número de empreendedoras conectadas a internet que participam e protagonizam o Programa ASPLANDE Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Das cerca de 1.000 empreendedoras atendidas anualmente, mais de 90% participam de algum tipo de rede social. Assim, criar um ambiente de formação, assessoria e troca virtual que promova o encontro criativo entre as empreendedoras, motivou o nascimento do portal.

Desenvolvido pela ONG Asplande Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento conta com o apoio dos parceiros ESPM Social, UERJ e Atados.

O Portal consta atualmente com 4 seções:

 

Vídeo Palestras

São vídeos divididos em blocos com cerca de 5 minutos cada, abordando temas específicos (Empreendedorismo, Gestão, Modelos de Negócio, Inovação, Design de produtos e serviços, Marketing, Defesa do Consumidor, MEI , Gestão Ambiental) gravados por especialistas da área.
Blog

com notícias, dicas, informações e inspiração,divididos em quatro categorias gerais que organizam os conteúdos:

“Minha história” – depoimentos sobre a trajetória das empreendedoras

“Meu negócio” – informações e dicas na área do empreendedorismo

“Minha vida” – desenvolvimento pessoal, motivação e estilo da vida

“Meu espaço” – notícias e artigos sobre sociedade, cultura, meio ambiente etc.

“Minha rede” – convites para eventos planejados e relatos sobre eventos passados.
Programa Conversas que Inspiram

Programa mensal no formato vídeo, apresentado por Elena Martinis, especialista em empreendedorismo feminino, trazendo sempre uma empreendeedora convidada para uma conversa sobre negócios inovadores, desafios encontrados pelas empreendedoras na gestão dos empreendimentos no dia a dia e como elas transformam esses desafios em oportunidades. O programa é dividido em 3 blocos com cerca de 5 minutos cada.

 

– Programa Palavra de Mulher

Espaço com publicação mensal (artigo e vídeo) dedicado a discussões sobre temas atuais na perspectiva de mulheres que participam ativamente na luta por direitos, abordando questões ligadas a Gênero e Direitos Humanos e Cultura. Dividido na seção Artigos, com colaboração de Adriana Mota, e Programa formato vídeo com apresentação de Mônica Santos Francisco e Cyntia Mattos, duração de 3 blocos, cerca de 5 minutos cada.

 

A produção de conteúdo é desenvolvida com cooperação de autores voluntários de várias áreas profissionais. Os artigos publicados refletem a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal.

 

EQUIPE DESENVOLVEDORA

Secretária Executiva Asplande
Dayse Valença – dayse@asplande.org.br

Coordenador de Assessoria
Paulo Sérgio Borges – paulo@asplande.org.br

Comunicação Asplande
Henrique Fornazin – hfornazin@gmail.com

Editora
Pavla Zdrahalova de Oliveira – pavlazdrahalova@gmail.com

Desenvolvimento Web
Pedro Meirelles – pdrmeirelles.wordpress.com

Coordenação do Projeto ESATI (IME-UERJ)
Marcelo Fornazin – fornazin@gmail.com

Design
Isabella Xavier – isabellaxav7@gmail.com
Maria Eduarda Massa – mariaeduarda_106@hotmail.com
Walkiria Menezes – walkiriamenezes.design@gmail.com

Revisão
Aline Martins
Angélica Polacchine
Stella Carneiro
Wolgrand Ribeiro