Retrato de Ingrid Maryelin Daza

Nome: Ingrid Maryelin Daza

Área de negócio: Sabores do Rio

Empreendimento: Harina de Ingrid (Harina Pan)

Bairro: Copacabana – RJ

Contato: (21) 98246-3183

Instagram: harina.pan_

 

Nossa entrevistada, Ingrid Maryelin Rangel Daza, é venezuelana e está no Brasil há 10 anos. Ela, seu marido Roso Patrício e sua filha Rosmaryn, hoje com 20 anos, iniciaram seu caminho até o Rio de Janeiro em 2011, tendo passado por Boa Vista, Manaus e São Luiz, antes de vir para a Cidade Maravilhosa. 

Vieram em busca de uma vida melhor e hoje em dia são residentes brasileiros, moram em Copacabana e Ingrid trabalha com seu empreendimento Harina de Ingrid. Ela agradece muito a Deus pelo que conseguiu aqui e por ter sua família junto dela.

Na Venezuela Ingrid e Roso Patrício sempre trabalharam como autônomos e no Brasil começaram vendendo produtos como relógios e canetas, depois trabalharam com turismo, vendendo passeios e intermediando aluguéis por temporada. Roso Patrício ainda atua nessa área, mas, em 2019, surgiu uma oportunidade para Ingrid trabalhar em feiras.

Ela decidiu vender Arepas, aquele pãozinho sem glúten feito de farinha de milho, típico da cozinha venezuelana, e também a farinha de milho usada no preparo da Arepa, chamada de Harina Pan, que era bem difícil de encontrar no Rio. Assim, ela criou seu negócio e, com a ajuda de Rosmaryn, começou a produzir e comercializar as Arepas e a Harina Pan, e a vender bebidas para acompanhar as Arepas. “Felizmente consegui e já estou vendendo para muitos venezuelanos e isto é algo que me fez muito feliz”.

Atualmente, Ingrid participa da Feira Multicultural Refúgio em Foco promovida pela Secretaria Municipal Especial de Cidadania, que acontece na Sede da Prefeitura, na Cidade Nova uma vez por mês, e que serve como ponto de encontro com empreendedores de diversas nacionalidades que aqui estão se estabelecendo. Participa também da #Feira Delas, evento itinerante promovido pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro. Além de oportunidades de venda, as feiras funcionam como pontos de divulgação de seus canais de venda, que são o Whatsapp e o Instagram. Ingrid aceita encomendas, mas não faz entregas a domicílio. Seus clientes pegam os produtos encomendados no endereço dela.

Para se aperfeiçoar e se capacitar para novos desafios, Ingrid já fez cursos de empreendedorismo e de costura, está fazendo um curso de Operador de Produção Industrial, em Benfica, dentro do Projeto EcoSocial da Firjan Senai, no eixo de Acompanhamento para Desenvolvimento Humano, e participa também da Formação em Competências Socioemocionais – tecendo sonhos.

Ingrid conheceu a Asplande por meio de sua colega Maria Elias, que já participa da Rede de Mulheres Empreendedoras. Ela gosta muito de participar das atividades das Asplande que a ajudam a se organizar e a administrar melhor o seu negócio.

 

Escrito por: Adelina Araújo, voluntária da Asplande