Retrato de Ana Paula Ferraz de Moraes

Nome: Ana Paula Ferraz de Moraes

Negócio: Doces Ferraz

Área de negócio: Sabores do Rio

Bairro/Município: Guaratiba

Contato: (21) 98789-2247

 

Ana Paula Ferraz de Moraes é a confeiteira da Doces Ferraz, um empreendimento de doces que homenageia a relação da própria Ana com a cozinha, começando como uma de suas aventuras depois de se tornar mãe, fazendo bolos e doces para seu filho e para a família, e posteriormente, evoluindo para o seu atual empreendimento.

Antes de ser empreendedora, Ana trabalhava no setor de comércio, como Recepcionista de um atacadão. Foi em 2016 que ela realmente começou a empreender, aprimorando-se na área de festas, com bolos e doces, e vendendo, de início, bombons com o apoio da sobrinha, que levava para vender no trabalho. Assim que os bombons começaram a fazer sucesso e os primeiros clientes chegaram, Ana investiu na compra de materiais e utensílios para começar com a confeitaria. Hoje, o bolo decorado é o carro-chefe da Doces Ferraz e é também o doce que Ana mais gosta de fazer. Seu maior sonho hoje é “ter uma loja com minhas delícias”, como ela diz, para expor suas produções para o público além das redes sociais.

Sobre a ASPLANDE, Ana conheceu através de uma amiga e conta que sem sido maravilhoso: “aprendi muito depois que conheci. Doces Ferraz é outra depois da ASPLANDE.” Ela também participou do projeto Sabores do Rio e nos conta: “tudo foi muito marcante, mas o encontro final do curso foi onde eu vi uma cumplicidade, um carinho, uma incentivando a outra. Você se emociona com o depoimento da amiga, com a história dela.”

Dedicando-se sempre para trilhar seu caminho, Ana tem a mãe como maior exemplo e incentivadora para seus dias e, com a Doces Ferraz, passou a sonhar junto com a mãe: “ela foi merendeira de escola e tinha o sonho de ser confeiteira.” Para ela, empreender e se reconhecer como empreendedora tem um significado de força e persistência: “é alguém que coloca em prática seus interesses, com iniciativa, criatividade, persistência e comprometimento. Muitas das vezes, somos muitas em uma só.”

 

Escrito por Moara Guimarães Flausino, voluntária na ASPLANDE.