Retrato de Carmen Ferreira

Nome: Carmen Silva Fereira;

Negócio: Carmen Biscuit

Área do Negócio:  Projeto Raízes do Rio

Bairro/Município: Vila Centenário/Duque de Caxias-RJ;

Contato: (21) 98926-6694;

Outras informações: Facebook Carmen-biscuit

 

Carmen Silva Ferreira, 54 anos, sempre foi uma entusiasta do artesanato, mas pelo biscuit a identificação é especial. No início, vendia panos de pratos e outras coisas numa banquinha em frente à sua casa. Conheceu o biscuit através da professora Graciara, mas foi da professora Núbia que recebeu o pontapé inicial para a modelagem do biscuit. O aprendizado foi lento, passo a passo, feito com muito entusiasmo. 

Através do programa de cursos da Prefeitura de Caxias – Artesanato nos bairros, com a professora Nari, começou a expor nas feiras promovidas pela Secretaria de Cultura. Com  Nilda, começou a expor seus biscuit, lembra que foi um tempo onde “queimou várias panelas até achar o ponto certo da massa, pois não existia a massa pronta”. Daí surgiu o seu negócio Carmen biscuit.

No início da pandemia sofreu um acidente de carro que comprometeu seu ombro e braço. Os anos de 2020/2021 foram difíceis, mas ela não se entregou ao desânimo. Neste período de dificuldades, surgiram coisas novas na sua vida, aprendeu a fazer flores de cetim na caneta; formou-se  em cuidadora infantil, no período deste curso fez a cirurgia do ombro, precisou ficar em casa, retomando o curso assim que melhorou. Participou do curso para artesão da Secretaria de Cultura de Caxias – Programa Fortalecimento do Artesanato Fluminense, que acontecia todas as terças e quartas à noite, era cansativo, mas Carmen enfrentou as dificuldades com apoio da família.

Conheceu a ASPLANDE através da amiga Solange, mas não conseguia participar das reuniões presenciais por coincidirem com os dias das feiras de Caxias. No sistema on-line, participou dos cursos de Economia Solidária e teve mentorias que, segundo Carmen, abriram sua mente para o marketing. Atualmente, tem sido assídua nos cursos on-line, registra que tem aprendido muito com o curso de Marketing Digital. Fez cursos no Sebrae de administração de custos e de como lidar com os clientes, etc. 

Este ano tem como meta ingressar na Faculdade de Assistência Social. Trabalha na Ação Social da Igreja e promoveu um Bazar Solidário no final do ano passado. Além do gosto pelo artesanato, sua grande motivação sempre foi ajudar às pessoas. Gosta de compartilhar conhecimento com as pessoas, aprendizado inspirado nos pais que eram vendedores. 

Ensina artesanato em Igrejas. “Vou ensinando às pessoas a ter uma profissão, o que, além do ganho financeiro, faz a pessoa sentir-se útil e produtiva”, diz Carmen. Foi convidada a dar aulas de biscuit na ONG Coletivo Afrodivas de Niterói – Brasileiras & Cia, nos segundos sábados do mês, durante três meses. Esclarece que, em suas aulas, os moldes, acessórios, cortadores, etc. são úteis na confecção do biscuit, mas que, assim como ela, no início é possível utilizar ferramentas que se tem em casa como tampa de panelas, de canetas, etc. 

Carmen é uma mulher de muita fé em Deus, deixa a seguinte mensagem: ”Cada um de nós passa por um processo. Basta confiar em Deus. Convide-O para o seu projeto, para a sua vida. Que Deus fortaleça as mãos de todas as artesãs.”

 

Por Glaucia Torres, voluntária da Asplande