Retrato da Simoni de Carvalho

Nome: Simoni de Carvalho
Região: Coelho Neto, zona norte do Rio de Janeiro.
Negócio: @donnamarmitarj
Área do negócio: Gastronomia

 

Após trabalhar formalmente por mais de uma década como supervisora de Merchandising em uma grande empresa, Simoni nem imaginava que passaria a ter como trabalho uma atividade que até então era apenas um passatempo: cozinhar. “Levar amor em forma de comida para as pessoas”, é assim que a empreendedora define o que faz hoje.

Em março de 2021 ela iniciou o seu empreendimento de marmitas caseiras, utilizando como canal de vendas e divulgação as redes sociais, a indicação de clientes e panfletos. Ela notou que muitas pessoas apesar de estarem trabalhando remotamente de suas casas devido a pandemia, estavam sem tempo para preparar suas refeições. Ela viu nessa necessidade uma oportunidade para direcionar o foco do seu negócio. Simoni prepara e comercializa marmitas de comida caseira para adultos, crianças e também para dietas especiais (fitness, low carb e vegana). Suas primeiras clientes foram sua irmã e uma amiga, mas logo o negócio se espalhou pelo “boca-a-boca” e hoje é a principal fonte de
renda de Simoni.

Seu desejo sempre foi estudar Gastronomia mas, por ser um curso caro, ela não pôde custear e na época optou então por iniciar o curso de Administração. Anos depois, quando se desligou de seu emprego e enfrentou dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho mesmo tendo uma longa experiência profissional, Simoni decidiu voltar àquela antiga paixão e fez um curso de cozinha pelo Senac.

A paixão pela gastronomia começou enquanto observava sua tia cozinhar, usando muita criatividade para desenvolver receitas com poucos ingredientes. Sua irmã também preparava deliciosas refeições nas reuniões familiares, Simoni observava tudo com muita admiração e passou a se arriscar em tentar reproduzir o que via e comia. Mostrando que o talento para cozinhar faz parte de sua herança familiar, Simoni aprendeu a cozinhar tão bem quanto as mulheres que a inspiraram e passou a sempre preparar pratos para as reuniões familiares e com amigos. Enquanto seu filho era pequeno e estava afastada de seu trabalho, Simoni assistia a programas de culinária e anotava com atenção as dicas dos profissionais que apareciam na TV, como forma de ocupar o tempo livre e também de aprender mais daquilo que gostava. Começou a fazer geleias, bolos, docinhos de festas e empadão, mas o que sempre gostou foi preparar grandes refeições para muitas pessoas. Foi assim a sua trajetória até as marmitas que faz com muito carinho atualmente.

Apesar de seu talento para a gastronomia, Simoni nunca parou de procurar meios para se aprimorar e aprender mais, foi assim que conheceu a Asplande. “Preparar refeições com todo cuidado e dedicação a todos que atendo”, essa é a mensagem que Simoni deseja passar com a @donnamarmitarj.

 

Por Yara Silva Salgueiro B., redatora e voluntária na Asplande