Retrato da Krause Cristina

Nome: Krause Cristina da Silva Salles

Negócio: Kumbucas – Presentes Gastronômicos

Área de Negócio: Gastronomia

Município: Rio de Janeiro – Bairro da Taquara

Contato: (21) 99983-6033

 

Krause Cristina da Silva Salles, 39 anos e 3 filhos, fez um longo caminho antes de dedicar-se exclusivamente à culinária. Formou-se em Engenheira Cartográfica, fez mestrado em Engenharia Nuclear, atuou como engenheira e foi militar temporária na Marinha do Brasil. Hoje está à frente da Kumbucas, um negócio especializado em presentes gastronômicos.

Desde a infância, Krause foi estimulada a ser independente. Sua família foi marcada pela liderança feminina, e dela vieram suas referências culinárias, pois a avó, mineira, era hábil na cozinha e a mãe, funcionária da Telerj, tinha a culinária como hobby.  Em 1994, aos 12 anos, Krause ganhou um Curso de Doces Finos da Marly Scalzilli no Dia da Criança, depois aprendeu a preparar chocolates e decidiu vender chocolates na Páscoa. Sua mãe se dispôs a ajudar, desde que o investimento retornasse com as vendas. “Essa condição me marcou, e sou grata, pois me ensinou a negociar e me mostrou os conceitos de empréstimo e juros”. As vendas foram muito boas, o que lhe despertou o espírito empreendedor, e quando seus pais se separaram, ela e sua irmã Glauce começaram a fazer salgadinhos e doces por encomenda.

Desde então, Krause nunca se desligou da culinária. Durante o Curso de Engenharia, na UERJ, atendia a encomendas de amigos, participava de aulas em confeitarias, acompanhava programas de culinária, e era autodidata, aprendia nos livros e publicações especializadas. Em 2004/2005 fez sua formação em cake designer no SENAC, seguida de outros cursos com culinaristas renomados. “Tenho fome de aprender e introduzir novas técnicas e conhecimentos no meu cotidiano”.

Krause se formou em 2008, entrou no mercado da Engenharia e atuou por 8 anos na Marinha como instrutora e coordenadora na formação de praças e especialização de oficiais. Em 2018, quando nasceu seu 3º filho, o casamento não ia bem e ela decidiu focar na culinária, ter o seu negócio. Em 2019, se associou à amiga Alessandra e criou a Kumbucas, que fornece doces, bolos e kits festa, presentes gastronômicos. O nome escolhido se remete às cumbucas presentes na cozinha brasileira, e se inicia com K, de Krause. As vendas iniciais foram feitas a amigos e suas indicações, mas depois muitos clientes chegaram pelo Instagram e Facebook. A pandemia deu visibilidade ao negócio no cenário atual em que “a comida com afeto agrada muito”.

E em 2020 conheceu a Asplande por indicação da empreendedora Benedita de Moraes, da Clóvis Pinga, e ingressou no Projeto Sabores do Rio, com grande expectativa: “já realizei muitas mudanças com as aulas que tive até hoje, busco me regularizar e crescer muito, pois o céu é o limite!”

 

Por Adelina Araujo, voluntária da Asplande