Retrato da Maria das Graças

Nome: Maria das Graças Tomaz Veríssimo

Negócio: Tudo do Peixe

Área de Negócio: Gastronomia

Município: Duque de Caxias

Contato: (21)98001-2910

 

Maria das Graças Tomaz Veríssimo, moradora de Duque de Caxias, é uma novíssima empreendedora. Cozinheira de mão cheia, seu espaço de comida pronta, o Tudo do Peixe, foi inaugurado no dia 8 de maio de 2021. Para Graça, a pandemia foi “uma oportunidade de redescobrimento e reinvenção” e o seu negócio é um produto deste tempo.

Graça tem 44 anos, nasceu em Recife e veio para o Rio há 21 anos. Trabalhou por 15 anos em empresas de Serviços Gerais na Refinaria Duque de Caxias e no Edifício Sede da Petrobras, chegando ao cargo de supervisora. Neste período, vendia lingerie, lanches e refeições a colegas que gostavam do seu tempero. Sempre teve loucura por vendas, mas “um negócio próprio era só um sonho distante”.

Em janeiro de 2018, um fato novo mexeu com Graça. Seu contrato acabou e, desempregada, “me vi de mãos atadas, sem chão”. Em 2019, fez cursos na FUNDEC, FAETEC e SENAC, se formando como manicure, cabelereira, depiladora e designer de sobrancelha, mas não se encontrou nessas profissões. “Queria empreender”.

Com os recursos da rescisão, reformou a casa, criando espaços para uma loja e uma cozinha. Em novembro de 2019, obteve sua MEI, abriu um comércio de moda íntima e moda praia e fez ótimas vendas nos primeiros meses. Mas, em março de 2020, com a pandemia, o movimento caiu e ela teve que fechar a loja. De novo, “o que vou fazer?” Viu que o ramo da comida foi que resistiu na pandemia, pois os artigos de moda são supérfluos. Sua cozinha com fogão industrial, freezer e acessórios era uma opção negócio. “Era o sonho da comida, que não saia de mim”.

O caminho veio por uma cliente da banca de peixes de Uanderson, marido de Graça: Alexsandra indicou a Asplande para mentorá-la na abertura do negócio. Graça se interessou, Paulinho a incluiu no grupo de Mulheres Empreendedoras e ela, assistindo às lives dirigidas ao grupo, foi se inspirando a cada palestra, até que um mentor lhe disse: “comece com o que você tem, não deixe pra depois”.

Tomou coragem de pôr em prática suas ideias “tenho os recursos e sei cozinhar. O não eu já tenho, vou buscar o sim. E na véspera do Dia das Mães, com a logo criada por Ana Paula da Asplande, Graça inaugurou o Tudo do Peixe. “Um dia abençoado!”. Serve pratos como caldeirada, bobó e caranguejada, usa ingredientes frescos, vai conquistando a vizinhança e os frequentadores do mercado, a notícia se espalha e novos clientes aparecem a cada dia.

Uanderson faz os posts no Facebook e colhe os elogios, Graça dá atenção a cada cliente, pergunta se a comida está boa, pede sugestões e leva tudo em conta. O Tudo do Peixe, ainda iniciante, vai muito bem.

 

Por Adelina Araujo, voluntária da Asplande