Empreender – Afinal, você sabe o que é isso?

Aliás, você já se fez essa pergunta? Levanta a mão quem acha que empreender é sinônimo de vender algo! Vou te falar algo que provavelmente você não percebeu: vender X empreender são atividades diferentes.

Provavelmente você já ouviu falar de sites como Mercado Livre, OLX, Enjoei ou algum site que você pode vender algum produto usado, como eletrodomésticos, roupas, e etc. E isso não necessariamente é empreender (à não ser que você seja dono de um brechó ou loja de artigos de 2ª mão).

Empreender é identificar mudanças e criar oportunidades, também pode ser visto como desenvolver algo diferente, inovar. É ser criativo, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Percebeu quantas características fazem parte da ação “empreender”? É estar em constante aperfeiçoamento, conhecer seu mercado, seus produtos e clientes. Muito mais atividades são necessárias e englobam as ações do empreendedor no dia a dia.

Algumas ações considero como fundamentais e complementares, ou seja, para ter resultado, é necessário se apropriar de conhecimento de todas elas.

1º Criar oportunidades: para quem você vende (o consumidor) e o que você vende (o produto ou serviço).

2º Estratégias: como você vai chegar ao seu público (loja física, redes sociais, aplicativos de mensagens, site), e como será a venda (em dinheiro, cartão de débito, crédito, boleto, transferência bancária, STIX)? Quais diferenciais da concorrência você entrega?

3º Controle dos dados e informações: precificação, fluxo de caixa, cadastro de clientes, faturamento, controle dos custos fixos e variáveis.

E aí, já tinha parado para pensar em todas as ações que envolvem o empresário? Então me segue nas redes sociais, compartilha e comenta o que achou do artigo!

 

 

Texto de Gabrielle Jordano, voluntária da Asplande. Redes sociais: @gajordano

Imagem de Meineresterampe por Pixabay