Retrato da Alexsandra Souza

Nome: Alexsandra Souza da Silva

Negócio: Top Fit

Área de Negócio: Gastronomia Fit

Município: Duque de Caxias, RJ

Contato: (21) 99629-5882

 

Alexsandra Souza da Silva tem 43 anos, é casada, tem uma filha de 14 anos, mora em Caxias e é Empresária da cozinha Funcional e Fit. Ela prepara refeições que, ao mesmo tempo, são nutritivas e ajudam o corpo “funcionar” melhor, produzindo um valor estético.

Aos 33 anos, ela trabalhava como Assistente de Vendas na Dolly Guaraná e começou a sentir fortes dores no joelho. Procurou um médico, que diagnosticou uma contratura muscular por excesso de esforço, pesava 86 kg, e precisava emagrecer. Tentou seguir as orientações médicas, sem uma meta definida, até o dia em que não conseguiu abotoar a sandália, pois a barriga a impedia de se curvar. Caiu em si, sentiu tristeza e frustração, mas decidiu cuidar de verdade da saúde.

Se matriculou em uma academia, iniciou um tratamento em uma clínica de estética e um programa de emagrecimento e reeducação alimentar. O resultado foi aparecendo, ela já não sentia o joelho e viu os reflexos na balança. No entanto, quando chegou aos 64 kg, tinha um novo problema, perdeu peso, mas não conseguiu ganhar massa muscular. Procurou então uma nutricionista e foi estudar.

Um belo dia, foi apresentada à dieta Detox e “foi amor à primeira vista”. Decidiu aderir à técnica e pesquisar sobre a dieta na internet, sua atuação no organismo e seus benefícios à saúde. No início tomava o suco Detox verde, mas tinha que consumi-lo por uma semana, parar 15 dias e, só então recomeçar. Depois descobriu que insumos como coco e maracujá podiam ser combinados para que o suco pudesse ser ingerido sem necessidade da pausa. O resultado foi ótimo, ganhou autoestima e pensou: “Peraí, posso ajudar outras pessoas a terem esta incrível sensação e com saúde”.

Assim, começou a fornecer sucos Detox aos colegas de trabalho que se interessaram pelo resultado que alcançado por ela. Depois incluiu no cardápio as saladas de pote, com a marca Fit Salad, e mais adiante, as marmitas, com a marca Comida Saudável da Preta. Se especializava no assunto e um passo importante foi o curso de cozinha Funcional e Fit que fez no Instituto Gourmet em 2018/19. Até então, ela empreendia na gastronomia Fit, mas era uma “nutricionista de internet”. Depois do curso, sua marca passou a ser a Top Fit Saudáveis.

Alexsandra conheceu a Rede de Mulheres Empreendedoras e a família Asplande por intermédio de Ana Félix, responsável pela MALOCA, uma ONG que dá Apoio Social a um coletivo de mulheres no Morro do Sossego, Caxias. Na Asplande, Taiana a indicou para a 3° turma do projeto Sabores do Rio, no início de 2020. Participou de uma oficina presencial uma semana antes do isolamento social ser decretado, e seguiu participando das oficinas virtuais.

Alexsandra costuma dizer que existiu uma Top Fit antes da Asplande e que existe a Top Fit depois da Asplande, assim como a empresa de antes da pandemia é hoje outra empresa. Há um ano, ela fazia 10 entregas por semana, que se reduziram a 4 no início da pandemia. Ela se desesperou e pensou em parar, mas, com as ideias surgidas nas oficinas sobre mídias sociais e com a ajuda de seus mentores, as coisas começaram a andar. Ela se agarrou às oportunidades e ensinamentos de Paulo Cesar, Sara Dantas e Bruno Mattos e venceu.

Teve que se reinventar, sair do comodismo do WhatsApp e partir para ações como entregas grátis, criação de pratos típicos na versão fit, além de explorar melhor o Instagram. Com este diferencial ela se manteve no mercado e cresceu, começou a ganhar dinheiro justamente quando parecia não haver luz no fim do túnel. Se tornou uma MEI, com a ajuda de Gabriela Jordano.

E para completar, Alexsandra fez parcerias com a modelo Adriana Marinho, uma Digital Influencer, e com o Prof. Bruno Mesquita da Academia Fit Company (Xerém). Deu todo o suporte alimentar a Bruno em seu programa de ganho de massa e se tornaram parceiros. Assim, cada vez que Adriana e Bruno postam coisas relativas à Top Fit, ela atinge novos seguidores, clientes em potencial.

Alexsandra trabalha em sua própria cozinha doméstica, desenvolve, produz e vende seus produtos, em vários momentos com a ajuda do marido. A gastronomia é sua fonte de renda, o Instagram é sua principal ferramenta de divulgação e as vendas são finalizadas no WhatsApp.

A situação da Top Fit melhora a cada dia, ela investe continuamente na sua capacitação para captar mais clientes, atendê-los melhor e obter um bom retorno financeiro. Seu plano de futuro “é ter a cozinha da Top Fit”, uma cozinha industrial, pois o novo normal exige isto. O cliente quer saber de onde vem seu alimento e se ele é preparado em condições adequadas de higiene.

Alexsandra tem o objetivo de oferecer aos seus clientes a experiência de, literalmente, ingerir saúde. Afinal, o sucesso não é definido apenas pelo corpo. O processo deve ser de dentro para fora!”

 

Por Adelina Araujo, voluntária da Asplande