Retrato da Elaine Picanço

Nome: Elaine Picanço Basto

Cidade/Estado: Marechal Hermes/RJ

Tipo de negócio: Gastronomia/ Confeitaria

Telefone: (21) 96875-4069

Elaine Picanço, de 46 anos, foi professora de educação infantil durante 23 anos, mas precisou se afastar do trabalho devido a um sério problema de stress pós-traumático. Devido a um evento de agressão física que presenciou na escola que em trabalhava. Ela teve problemas de memória, depressão e não quis mais voltar as salas de aula. Ficou afastada pelo INSS.

Elaine também fazia faculdade de História e precisou trancar no último período porque perdeu a mãe.

A educadora se sentia perdida, estava insegura, com muitos problemas emocionais e sem rumo na vida. Foi aí que ela decidiu mudar de profissão e começou a fazer cursos nas áreas de panificação e confeitaria, chegando até a abrir uma padaria com o ex-marido.

Fez curso de culinária com a professora Pérpetua Brandão, falecida recentemente, do qual ela aprendeu muito e tem imenso carinho. E também se especializou através da ONG Gastromotiva (comida que transforma), fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, por indicação da tia.

Agora, ela trabalha exclusivamente com encomendas para festas: bolos profissionais, chocolates, e bolos caseiros. Ama fazer pão de mel, brownie e docinhos gourmet.

Elaine conheceu a Asplande há mais ou menos 1 ano, através de uma amiga que também foi aluna. No início, ela estava receosa e afirma que “fugiu” no primeiro encontro. Mas, conforme ia assistindo as aulas, ouvindo as histórias de sucesso das pessoas que passaram pela Asplande, recebendo incentivo dos funcionários, ela começou acreditar que “também podia”.  Ela diz que só tem a agradecer a ONG.

Seu novo projeto é uma barraca que está montando com o namorado, com produtos “da roça”, que, segundo ela, é mais uma alternativa. Seu maior sonho no momento é fazer uma faculdade de gastronomia. E alguém duvida que ela vai conseguir?

 

Por: Flávia Bueno Araújo, estudante do 3º período de Jornalismo e voluntária da Asplande.