Retrato da Giselle Corado

Nome: Giselle Corado Cardoso

Negócio: Confeitaria

Área de Negócio: Gastronomia

Bairro/Município: Jardim Primavera – Caxias – RJ

Contato: (21) 96667-8873

 

O sonho de muitas mulheres é trabalhar em casa para cuidar dos filhos sem perder tempo no deslocamento para o trabalho. E o sonho de muitos confeiteiros é ter seu próprio negócio, mas a decisão de montar uma loja é difícil e pode ter um alto custo. Uma confeitaria em casa pode tornar estes sonhos realidade.

Giselle Corado Cardoso tem 38 anos, é esposa de Douglas Domingos, mãe do Lucas de 12 anos e da Sofia Maria de 6 aninhos. Mora em Jardim Primavera, Duque de Caxias, e conseguiu montar a sua confeitaria, a Deli´s Gi, um negócio de Doces Artesanais. E hoje ela se sente feliz trabalhando em casa e cuidando dos filhos.

Sua primeira formação foi como Técnica de Enfermagem, especializada em enfermagem do trabalho. Trabalhou por mais de 10 anos na área, até que sofreu 2 assaltos e adquiriu a síndrome do pânico. Não conseguia mais sair para trabalhar, pediu demissão e passou a ficar em casa.

Aproveitou para colocar em prática o que tinha aprendido em cursos livres, feitos em confeitarias, especialmente o de bombons, ou trufas. Começou a fazer trufas e, depois, bolos de pote, palha italiana e brownies. Seu esposo, que perdeu o emprego no mesmo período, passou a vender os doces na rua e, assim, o negócio foi o responsável pelo sustento deles por quase 3 anos.

Mas, as dificuldades eram muitas e Giselle, já caindo em depressão, viu que tinha que se profissionalizar para atuar melhor na confeitaria. Douglas voltou a trabalhar e ela foi estudar no Senac de Caxias. Se formou como confeiteira e, mais adiante, Douglas voltou a ajudá-la nos negócios, na distribuição dos produtos. Não trabalham mais na rua, ela produz tudo em casa e as entregas são feitas em domicílio, por delivery.

Hoje, a Deli´s Gi utiliza o Facebook e o Instagram como ferramentas de divulgação dos seus produtos, mas o Whatsapp é o canal de vendas mais importante. Eles têm algumas lojas como clientes, mas a maioria das vendas são para particulares. Aceitam somente pagamento em dinheiro, mas já compraram a “maquininha” para trabalhar com cartões.

O crescimento de Giselle como empreendedora se deveu, em parte, à Rede de Mulheres Empreendedoras e a Asplande, que ela conheceu no Centro de Defesa da Vida, CDVida, na Catedral de Santo Antônio, em Caxias, onde ela procurou ajuda psicológica para vencer a depressão. Na Asplande, ela participou do projeto Sabores do Rio, e como ela diz, essa participação “me fez crescer como empreendedora, me fez ver que posso chegar aonde eu quiser”.

Estando bem preparada, Giselle conseguiu crescer durante a pandemia, aproveitando a tendência do público de comprar a comida para saborear em casa, em segurança. Ou seja, a Deli´s Gi deslanchou em plena crise.

Como mensagem para outras empreendedoras, Giselle diz: “Se você tem um sonho, não deixe nada nem ninguém acabar com ele. Lute, vá com garra e força. Tenha foco e Fé, e tudo, por mais distante que possa parecer, será um dia do jeitinho que você sonhou. Tenha calma e caminhe com passos firmes. Você pode tudo, basta crer.

 

Por Adelina Araújo, voluntária da Asplande