Como tirar o melhor proveito das mentorias

Todo empreendedor deveria passar por um processo de mentoria para auxiliá-lo no seu desenvolvimento. Aqui na Asplande, existem vários processos de mentoria para cada empreendedora poder crescer em diversos aspectos.

Mas afinal, o que é uma mentoria?

A mentoria é um processo de construção de capacidades, habilidades e auto suficiência dos mentorados. É um processo de troca de experiências e é desenvolvida para oferecer suporte aos empreendedores no desenvolvimento das habilidades para empreender e para auxiliar a identificar oportunidades durante a abertura e crescimento dos negócios.

Há diferentes tipos de mentoria, a mais conhecida é a individual (que pode ser presencial ou online), as coletivas, as mentorias focadas para desenvolver um único aspecto do negócio e a de desenvolvimento focado no crescimento de habilidades do mentorado.

A principal função da mentoria é compartilhar com o mentor que tenha conhecimento e experiência para poder aprender a partir disso. 

A mentoria se cria através de uma relação de apoio, estabelecimento de metas, crescimento, apoio e comprometimento com ambas as partes de seguir os combinados. O mentor é um orientador, podendo ter conhecimento generalista ou específico, no qual ao longo do processo, juntos, vocês irão desenvolver e crescer o empreendimento.  O mentor conduz e aconselha o mentorado durante as sessões, no qual ele vai trazer uma série de reflexões e conhecimentos para o seu negócio.

E o que não é mentoria?

Mentor não é um consultor que irá te trazer respostas prontas para você resolver o seu negócio, falar pelo empreendedor, trazer respostas prontas ou fazer uma tarefa para você.

Tanto nas mentorias individuais como nas coletivas, aprenda a tirar o maior proveito que o mentor está te dando. Antes da mentoria, veja quem é o mentor, sua especialidade, quais pontos da sua empresa estão precisando de auxílio naquela área, quais ações precisam ser desenvolvidas e quase pontos podem ser melhorados.

As mentorias coletivas são particularmente úteis, pois além de você tirar dúvidas sobre sua empresa, você tem a oportunidade para aprender soluções que você ainda não tinha pensado que te poupará tempo e algumas vezes dinheiro no seu empreendimento.  Em geral você só precisa prestar a atenção nas informações e adaptá-la para sua empresa.

O que achou deste artigo? Gostou, acho útil, não gostou de nada? Comenta aqui!

 

Por Gabrielle Jordano

Empresária, Pós Graduação em Turismo Sustentável, Fundadora da Integratur – Plataforma de Turismo para Pessoas com Deficiência.

https://www.linkedin.com/in/gabrielle-jordano/