Retrato da Bruna Araújo

Nome: Bruna Araújo dos Santos Pereira

Negócio: Confeitaria Artística

Área de Negócio: Gastronomia

Bairro/Município: Duque de Caxias – RJ

Contato: (21) 98282-7534

 

A Confeitaria Artística ou Cake design é a atividade desempenhada por artesãos da gastronomia especializados no preparo e decoração de bolos, que são frequentemente peças centrais de mesas de sobremesas para as mais diversas ocasiões, e que peças centrais! Um Cake Designer, uma versão moderna do confeiteiro, possui um vasto conhecimento em decoração, adquirido por meio de formação técnica, experiência e dedicação, aliados ao dom artístico. Essa profissão surgiu porque pessoas como Bruna Araújo dos Santos Pereira abraçaram a confeitaria não como um hobby ou simplesmente uma paixão, mas como uma carreira profissional.

Bruna tem 30 anos, é moradora de Duque de Caxias, divorciada e não tem filhos. Seu primeiro contato com a confeitaria se deu em 2007 quando, recém formada no ensino médio e esperando o resultado do vestibular, resolveu, junto com o namorado, vender bombons recheados, as trufas. Ela fazia e ele vendia. Em 2008, ela entrou para a Escola de Belas Artes da UFRJ, que depois trocou pelo curso de Técnica Têxtil, no Senai CETIQT, onde se formou, e trabalhou em empresas como a Farm e o Grupo Sacada. Nesse tempo a confeitaria ficou “esquecidinha”, mas o trabalho na indústria, na sua área de formação, não a fazia feliz.

Foi aí que Bruna decidiu voltar à confeitaria, hoje ela é uma Cake Designer e trabalha sob encomenda. Com açúcar e com afeto, confecciona bolos, tortas, cupcakes e outros doces com motivos de flores, animais, bonecos, super-heróis e muitos outros, moldados geralmente com pasta americana, e produz verdadeiras obras de arte.

Brunalanescake é o nome que ela hoje adota para a sua marca, divulgada no instagram e no facebook, suas maiores vitrines, por sinal encantadoras. Ela não tem uma instalação de fabricação ou comercial, faz todo o trabalho em casa e a confeitaria é sua fonte de renda e de realização profissional. No início de 2020, ela começou a montar um ateliê, com o plano de ministrar pelo menos um curso/mês de confeitaria, mas este plano teve que ser adiado, em função da pandemia, pois ainda iria começar uma obra na cozinha quando o isolamento social foi determinado.

Bruna conheceu a Rede de Mulheres Empreendedoras e a Asplande no Fórum de Economia Solidária de Caxias e fez parte do projeto Sabores do Rio. Quando se vinculou ao projeto sentiu “uma grande alegria ao se reunir com várias mulheres que estão trilhando um caminho parecido com o seu”, num encontro que fortalece o caminho individual. Conheceu pessoas incríveis, participou de várias reuniões da Rede na Baixada, e de todas as reuniões do Sabores do Rio. Até dezembro de 2019 participou também do Festival da Ecosol, ao lado da Catedral Metropolitana de Caxias.

Bruna é apaixonada pela cozinha, escolheu trabalhar com amor e acredita que “o doce leva um rastro mágico de amor e alegria por onde passa, e ela faz o impossível para levar tudo isso até cada um de seus clientes”. Como mensagem às demais empreendedoras, ela diz: “nunca parem de estudar e tenham carinho com o seu processo. Cada empreendedora tem o seu contexto, seu tempo. Acredite em você e vá em frente”.

 

Por Adelina Araújo, voluntária da Asplande