Retrato de Lidiane Oliveira

Nome: Lidiane de Oliveira dos Santos

Negócio: Salgados

Área de Negócio: Gastronomia

Bairro/Município: Queimados – RJ

Contato: (21) 98172-0047

Lidiane de Oliveira dos Santos, 40 anos, começou a cozinhar fazendo salgados e alguns pratos para sua família, depois passou a fazer para confraternizações e, pelo sabor e pela bela apresentação, todos elogiavam seus pratos. Assim, ela começou a preparar salgados para Marcelo, seu esposo, vender no comércio próximo de sua casa usando a bicicleta.

Lidiane e Marcelo moram em Queimados e têm 2 filhos, João Pedro de 16 e Lucas 23 anos. Eles já sustentaram a casa, por um período, com as vendas de salgados lindos e gostosos que agradavam o público e vendiam bem.

Mas, para Lidiane se tornar uma empreendedora da gastronomia, morando numa área rural de Queimados, com transporte público deficitário e com baixa concentração demográfica, foi preciso que ela buscasse uma formação mais sólida, não somente na culinária, mas também na área de negócios.

Há cerca de 3 anos, Lidiane conheceu a Asplande, onde faz parte do projeto Sabores do Rio, que lhe deu suporte quanto à educação financeira, uso de planilhas, definição de público alvo, desenho de um modelo de negócio, elaboração do Canvas e marketing. Paulinho e Dayse lhe ajudaram e ainda são seus grandes incentivadores.

Além da Asplande, Lidiane tem aproveitado todas as oportunidades que surgem para se desenvolver como profissional da gastronomia e como empreendedora. Em 2018, ela conheceu a Gastromotiva por meio da Maristela, sua professora do Sabores do Rio, que também é professora nessa instituição. Na Gastromotiva, ela participou da 5° turma do curso Cozinheiro Profissional com Ênfase em Gastronomia Social, um curso com duração de 3 meses, de muito aprendizado. Fez também recentemente um curso “mão na massa” no Instituto Gourmet de Queimados, onde aprendeu a fazer uma maravilha de pizza, num curso também maravilhoso. Ou seja, ela vai agarrando cada oportunidade que surge, embora ainda não consiga aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos.

Seu negócio como empreendedora são os salgados, mas Lidiane se arrisca também nos bolos. Sua principal ferramenta de venda é o Whatsapp. Já usou o Facebook e o Instagram, mas estes não funcionaram bem pra ela.

Para complementar sua renda, Lidiane atua como manicure, que é a profissão herdada de sua mãe, além de fazer sobrancelhas. Durante a pandemia, ela não está atuando na área gastronômica, mas somente como manicure.

Lidiane gostaria de trabalhar somente com a confeitaria e os salgados, mas nesse momento difícil, ela pensa que “não podemos desistir diante das dificuldades, pois tudo nos acrescenta experiência, saímos das lutas mais fortes quando as enfrentamos. Com Deus tudo é possível àquele que crê”.

Retrato da empreendedora Lidiane Oliveira realizado pela voluntária Maria Adelina Araújo.