Retrato de Clarice Seixas

Nome: Clarice Seixas

Negócio: MIMOS – Cosméticos Naturais

Área de Negócio: Cosméticos naturais

Bairro/Município: Botafogo – Rio De Janeiro

Contato: (21) 2609-3564

Empreender em tempos de pandemia é um desafio, mas nossa entrevistada Clarice está conseguindo levar seu negócio, a MIMOS – cosméticos naturais, para frente e ainda fazê-lo crescer de uma forma que beneficia todos os elos de sua cadeia de produção e comercialização.

Clarice Seixas tem 53 anos, 1 filho, reside em Niterói e sua história profissional começou com a osteopatia, na qual ainda atua e que é responsável por parte da sua renda mensal, complementada por retiradas regulares da MIMOS.

A transição da vida de Clarice da osteopatia para o empreendimento na área de cosméticos teve início em 2013, quando ela conheceu o pajé Txaná Ixã, que a convidou para passar um período na aldeia de Altamira, no Acre. Antes da viagem, ela começou a estudar fitoterapia para aproveitar melhor o tempo que passaria na aldeia, e, apesar de ter encontrado lá plantas diferentes das que havia estudado, a experiência abriu sua mente para o mundo vegetal e suas potencialidades. Quando voltou, ela começou a praticar a fitocosmética, criou a marca MIMOS e iniciou uma pós- graduação em cosmetologia, a fim de garantir que todo o processo e os ingredientes estivessem de acordo com as recomendações das certificadoras de produtos naturais.

Seus produtos, à base de ingredientes amazônicos (cupuaçu), africanos (karité) e indianos utilizados na medicina ayurveda (shikakai), são produtos diferenciados, de alto valor agregado, dirigidos ao público específico deste tipo de cosmético. Pela complexidade envolvida no negócio, Clarice tem que olhar estrategicamente todas as fases do processo, desde a logística de aquisição de matérias primas até a venda final. Por isso, o desenvolvimento do negócio começou a exigir dela um maior conhecimento para administrá-lo, e ela foi buscar no SESC, onde conheceu Joana, uma das mentoras da Asplande, que lhe falou sobre a seleção para o programa de incubadora Impacta Mulher. Ela então inscreveu seu projeto de empreendimento e este foi aceito.

O Impacta Mulher foi um divisor de águas para o negócio de Clarice, que se inseriu na Rede de Mulheres Empreendedoras, teve o suporte de um mentor e de diversos profissionais das áreas financeira, contábil, de logística e marketing, e passou a frequentar os encontros mensais da Asplande, ampliando sua rede de contatos. Tudo isso a ajudou a definir novas metas e caminhos a seguir que fortaleceram o seu negócio e ela se tornou uma embaixadora do Impacta Mulher, ganhou um prêmio do British Council, que suporta o programa, e recebeu um prêmio em Londres.

Antes da pandemia, a produção de cosméticos era feita no ateliê de Clarice, na Comunidade Santa Marta, seu consultório de osteopatia funcionava em Copacabana, e ela havia criado também um negócio de impacto social na Comunidade do Pavão Pavãozinho, onde capacita mulheres a prepararem produtos de limpeza com ingredientes naturais. Na situação atual, tudo mudou, Clarice passou a atender como osteopata em Niterói, levou para sua casa a produção fitocosmética e as mulheres do Pavão Pavãozinho continuam a produzir e distribuindo sabão na própria comunidade.

As vendas da MIMOS que antes eram principalmente presenciais, em feiras, com a pandemia, passaram a ser feitas em feiras virtuais, pelo e-commerce. O feedback dos organizadores das feiras virtuais é que as metas estabelecidas estão sendo atingidas antes das datas idealizadas. O sistema também ficou mais atrativo para os clientes, que estão mais propensos e disponíveis para fazer a compra on-line e estão pagando fretes mais atraentes devido ao aumento do volume de entrega. Ou seja, o novo modelo “está bom para todo mundo”.

As vendas on-line da MIMOS diretamente ao consumidor também estão indo bem. O site, que funcionava como um catálogo virtual, agora é realmente um site de vendas. Só faltava um aplicativo, mas Roberto, mentor de Clarice, desenvolve aplicativos para e-commerce em sua empresa inovadora (start-up). Ela o municia com informações sobre os seus processos, eles trocam ideias e, em parceria, buscam caminhos para construir uma ferramenta de vendas, pois, “quanto menos cliques o cliente tem que dar, mais chance se tem de concretizar a venda”.

Clarice está concluindo sua pós graduação, sempre se aperfeiçoando como empreendedora e pesquisadora. Nesse período, ela recomenda às Mulheres Empreendedoras que “tenham persistência, vivam o presente, não se agarrem às aquisições do passado. Mantenham o olhar atento, pois as oportunidades aparecem SEMPRE mesmo diante do inusitado e do inesperado. A grande empreendedora que tiver essa característica se destacará após essa tempestade passar”.

Para conhecer melhor a MIMOS, visite o instagram (@mimosnaturais,) o facebook (@mimosnaturais) e whatsapp (+55 21 2609-3564), e-mail (falemimos@hotmail.com) e https://mimosnaturais.com.br e catálogo (https://bit.ly/catalogo-mimos).

Por Maria Adelina Araújo.