Retrato de Flávia Domingues

Nome: Flávia Domingues Mendes

Negócio: EfeMais Comunicação

Área de Negócio: Comunicação

Bairro/Município: Campo Grande – RJ

Contato:  (21) 98449-4041

Flávia Domingues Mendes, 41 anos, moradora de Campo Grande-RJ, fundadora e responsável pela EfeMais Comunicação, uma assessoria que potencializa negócios transformadores, é jornalista, apaixonada por empreendedorismo e por causas que transformam realidades. Ela participa dessas transformações usando a capacitação adquirida em sua rica história de vida e por meio da EfeMais.

Flávia morou em São Cristóvão até a adolescência, teve muito amor na infância e uma família muito unida. Devido a dificuldades financeiras, teve que sair do bairro, indo morar em Itaboraí até que o destino a levasse a Campo Grande, onde implantou a EfeMais na forma como ela existe hoje.

Como formação, Flávia fez curso Normal, faculdade de Jornalismo e especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Em termos profissionais, fez de tudo um pouco: vendeu produtos Natura, cachorro quente e quentinha, foi camelô, trabalhou como auxiliar de condomínio e no telemarketing. Finalmente, atuou por 10 anos numa empresa de consultoria na área de sustentabilidade, onde atendeu grandes empresas como a Vale e a Shell e participou de projetos de diálogo social e mediação de conflitos, coordenou a área de gestão do conhecimento e cuidou da comunicação institucional interna. A empresa tinha uma base familiar forte e muito carinho pelos funcionários. Tendo ingressado como estagiária e passado por várias áreas, a vivência adquirida foi fundamental na sua formação.

 Em 2013 Flávia ficou desempregada e, em função das oportunidades escassas de emprego e da baixa remuneração ofertada, começou a trabalhar como pessoa jurídica, fazendo freelancers nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e mídias sociais, até criar sua logomarca, a EfeMais, que significa Flávia Soma, que assim nasceu em 13/06/2013. Criada a marca, Flávia e sua irmã Gabriela saíram em busca do primeiro cliente, que só surgiu 6 meses depois, na área de mídias sociais. Em 2013/14 conquistou clientes e estava indo bem até receber um calote enorme e quase teve que parar, endividada, sem capital de giro e sem outras receitas.
“Tudo parecia perdido”. No entanto, nesse período difícil, um fato inesperado mudou o destino de Flávia: sua irmã engravidou, nasceu Guilherme, hoje com 6 anos, uma criança especial, autista. Em 2015, Flávia se dedicou com sua mãe e sua irmã aos cuidados da criança em Itaboraí, até conseguirem uma vaga para o tratamento em Campo Grande, para onde se mudarem em 2016.
Flávia se apaixonou pelo bairro, começou a participar de projetos locais como o Conecta Campo Grande, e deu uma nova cara à EfeMais, já então com 3 anos de vida. No início atendia todo tipo de cliente que chegava, mas queria trabalhar com negócios que transformassem a vida de pessoas, lugares ou negócios, e alguns contratos já não faziam sentido. Sem nada a perder, começou a pensar no nicho que lhe desse mais prazer de trabalhar.

Se inscreveu num edital da Incubadora Rio Criativo, foi aceita em 2017, se aproximou mais do conceito da economia criativa e começou a buscar negócios que alinhassem lucro com “retornos bacanas para a sociedade”, especialmente mulheres negras e jovens. No espaço coworking da incubadora, se “oxigenou um pouco mais”, tinha um espaço de trabalho, trocava ideias e tinha o apoio de Diogo Oliveira, gerente da incubadora. Mas, era hora de dar um novo salto, trabalhar perto de casa, sem ter que se deslocar diariamente da zona oeste para o centro do Rio, melhorar os recursos de comunicação necessários para sua atividade e chegar mais perto do público de seu interesse. Deixou o posto de trabalho para outra pessoa.

Em 2019, Flávia montou um escritório compartilhado em Campo Grande, e “logo conseguiu duplicar o número de clientes”. Em seguida, se juntou ao projeto Impacta Mulher da Asplande, que a surpreendeu muito, principalmente pela sua integração com a Rede de Mulheres Empreendedoras e, especialmente, pela força de Dayse, uma pessoa muito importante neste caminho. Aprendeu que um negócio social não é um projeto de filantropia, nasce para gerar lucro SIM, mas também para resolver problemas sociais.

No Impacta mulher, Flávia fez o seu CANVAS pessoal, uma ferramenta que ajuda o empreendedor a identificar pontos fortes que possam impulsionar sua trajetória profissional. Se deu conta de que as mulheres mais importantes na sua vida, sua mãe Sidéa, suas tias Siléa e Penha, e sua avó, tinham em comum o fato de viverem num lugar de grande vulnerabilidade e de precisarem usar a comunicação para escapar de situações de risco ligadas ao tráfico de drogas. Sempre souberam conversar, foram mestras na arte do diálogo. Concluiu que sua habilidade de lidar com pessoas e negócios vinha dessa ancestralidade.

Hoje a EfeMais tem uma boa clientela e presta serviços de assessoria de comunicação, marketing digital, produção e design de conteúdos para blogs ou impressos e gestão de mídias. Usando um método de comunicação próprio mais humanizado, chamado “Diálogos”, Flávia trabalha com o cliente, construindo, para cada projeto, um plano de comunicação que faça com que ações gerem resultados “no tom de voz daquela marca”. Atende também negócios tradicionais, desde que tenham um impacto positivo de ordem econômica, social ou ambiental, por exemplo uma academia de lutas com iniciativas de inclusão social, projeto de halterofilismo para cadeirantes, inclusão de crianças autistas e portadoras de outras síndromes.

Na Incubadora Impacta Mulher, Flávia está modelando o projeto Bora Causar para disponibilizar ferramentas de auto-gestão da comunicação, aplicando a comunicação humanizada e criando produtos como mentorias/cursos on-line e, futuramente, ferramentas “mão na massa” voltadas para aqueles empreendedores que não podem contratar um profissional dedicado ou uma agência de comunicação para divulgar suas ações. O Bora Causar pode oferecer serviços de forma mais acessível, proporcionando à empresa maior conhecimento e discernimento para uma comunicação eficiente, sabendo o que e como divulgar, sabendo montar um plano de comunicação e sabendo manter as redes sociais atualizadas com as melhores práticas de conteúdo e imagens impactantes que se convertam em resultados. O primeiro produto digital do Bora Causar será lançado em breve.

Durante a pandemia, Flávia e Gabriela estão trabalhando em home-office, aproveitando o isolamento social para se planejar e colocar em prática planos que estavam engavetados. Felizmente ainda não tiveram nenhuma quebra de contrato e, portanto, estão conseguindo manter os funcionários, uma equipe mais feminina, de origem negra e popular com a qual elas têm a preocupação de praticar remunerações justas, dentro das possibilidades do negócio.

Como mensagem a outros empreendedores, Flávia sempre diz que “quando a água bate na bunda todo mundo aprende a nadar. É quase uma filosofia de vida que uso para ir atrás dos meus objetivos, para me dar um sacode quando estou pra baixo, para quando quero aprender algo que não sei, quando quero dar um xô para procrastinação. Aprendizado de alguém que sempre teve que lutar muito, ainda luta, para estar onde está”.

Retrato da empreendedora social Flávia Domingues feito pela voluntária Maria Adelina Araújo.