Desenvolvimento de Produto Novo

Continuando com a série Como Criar como um Designer, após a fase de pesquisa é chegado o momento de organizar as informações coletadas e utilizá-las de maneira concreta: é a hora de desenvolver.

Agora você já tem mais referências sobre o produto que deseja criar, as suas possibilidades, o mercado e a sua concorrência, mas por que é preciso organizar tudo isso? A resposta para essa questão nós sempre escutamos por aí, mas nem sempre aplicamos na nossa vida: Porque é preciso planejar antes de agir.

Vontade de botar logo as mãos na massa é uma atitude excelente, principalmente para uma empreendedora, mas um pouco de planejamento e organização pode no mínimo trazer benefícios como melhorar a sua produção, e talvez até te poupar tempo e dinheiro.

A forma que escolhida para organizar as informações depende de você e da maneira como você melhor visualizá-las. Você pode fazer desenhos, usar post its, planilhas, um texto a papel e lápis, tanto faz. A sua missão é reunir as informações e separar o que é útil do que pode ser descartado.

Uma técnica bastante utilizada pelos designers é criar duas listas, uma de “tentar usar” e outra de “tentar evitar”. O que vai ser colocado nessas listas depende do seu objetivo e do seu negócio, além das referências que você pesquisou. Só é necessário colocar nessas listas o que você considerar como sendo relevante.

Na lista de “tentar usar” poderiam aparecer elementos como:
-Brincos compridos em formato de folha estão em alta;
-Banana é muito nutritiva e mantém as pessoas saciadas por mais tempo;
-Opções de comidas mais saudável estão fazendo mais sucesso;
-Tecidos de algodão abaixaram o preço;

Na lista de “tentar evitar” estariam informações como:
-Brincos muito pesados são incômodos para as mulheres;
-Alergia a camarão é comum;

Mas fique atento para o fato de que não necessariamente você vai usar tudo da primeira lista e descartar tudo da segunda. Por exemplo, no caso da alergia a camarão, você não precisa jogar fora todas as receitas que usem o ingrediente, mas pode deixar para algumas receitas específicas, ao invés de incorporar em um molho que faça parte de muitos de seus pratos, por exemplo.

Informações que você reuniu sobre a concorrência, como materiais que estão sendo mais usados, podem ser organizados de acordo com a sua estratégia em relação a esse aspecto. Pode ser algo para ser alocado em tentar usar, para estar a par no mercado, ou em tentar evitar, para destacar o seu produto com tecidos menos usuais. Vai depender de cada caso.

Também é possível adicionar coisas que você gostaria de inserir, alguma preferência sua, como uma combinação de cores, ou o fato de o aniversário da sua marca estar se aproximando e você pensa em fazer algo que destaque isso. Tudo isso pode entrar nessa parte, para organizar as suas ideias e te ajudar a focar no que deve ser feito em seguida.

Mas tenha em mente que não é preciso seguir essas listas à risca. Elas devem servir como um guia para tornar o seu trabalho mais fácil, e não como uma camisa de força.

E então, após ter um plano de ação, finalmente é a hora de botar as mãos na massa. Testar receitas, costuras, tamanhos e materiais até encontrar o produto ideal que você deseja criar. Esse é o momento para testes. Decidir o que funciona e o que não funciona, o que é bom e o que ainda pode melhorar. É recomendável pedir opiniões para familiares e amigos, porque eles não participaram do processo, e podem oferecer uma perspectiva original e diferente.

Decidida a versão final, é hora de cuidar dos detalhes. Como será a embalagem? Terá opções de cores? Sabores? E tamanhos diversos? Qual a melhor forma de montagem? Estas são questões técnicas que podem ter respostas parecidas ou iguais aos seus outros produtos já existentes.

Por fim, hora de colocar seu produto no mercado. Mas isso não quer dizer que o seu trabalho com a criação terminou! O próximo e último texto da série mostrará como melhorar seus produtos com base no feedback dos seus clientes.

 

Por Anna Paula Rodrigues. Anna Paula é formada em Desenho Industrial e voluntária na Asplande. Contato: anna.papr@gmail.com

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