Como Criar um Produto Novo

Este texto é uma continuação do texto Como Criar como um Designer, onde foram listados os passos que os designers seguem na hora de criar um novo produto, e como podemos aplicar esses pensamentos em outros negócios. Aqui, falaremos um pouco mais a fundo sobre a parte da pesquisa, especificamente.

Se você já tem um negócio, você pode pensar: Porque eu deveria criar um produto novo? Como explicado no primeiro texto, sempre inovar e se reinventar pode ajudar a se manter relevante num mercado que está sempre se expandindo. Se forem inovações e reinvenções bem pensadas e planejadas.

Uma vez decidido que um novo produto será feito, por que deveríamos nos dar o trabalho de pesquisar sobre ele ou sua área? As respostas são simples: porque é preciso se manter atualizado sobre o mercado, sobre os consumidores e sobre a concorrência; é essencial aprender coisas novas sobre a sua área e estar sempre atualizado; e ainda há a possibilidade de encontrar inspiração em lugares inesperados.

A pesquisa nada mais é do que uma busca. Então, a chave para uma boa pesquisa é fazer as perguntas certas. Se queremos produzir uma nova peça de roupa, podemos pesquisar o mercado local e nacional, por exemplo: quais são os tipos de peças que estão em alta? Que cores e estampas estão nas lojas? Você pode ter tido a ideia para uma peça, e descobrir que uma loja local está vendendo exatamente a mesma coisa. Fazer uma breve pesquisa de mercado pode poupar muita dor de cabeça e tempo de produção, além de ajudar a escolher o que fazer.

Pesquisar tipos diferentes de matérias primas pode ser interessante também. Se vamos fazer um tipo novo de brincos, podemos pesquisar quais são os materiais que mais estão sendo usados nas lojas. Quais são os tamanhos que estão em alta? Que formatos estão na moda? Quais ainda não foram usados? Que cores estão em alta e combinam com o estilo da sua marca?

 

Essas perguntas podem ser respondidas com pesquisas na internet, em livros, ou visitas a lojas concorrentes, físicas e online. Não há problema algum em visitar lojas, shoppings e feiras, e faz parte do processo de se atualizar quanto ao mercado. No caso da gastronomia, isso se adapta a pesquisar receitas, novas organizações de cozinha, incorporações de ingredientes (ou a retirada deles, como açúcar, glúten ou lactose), e, claro, degustações.

Este processo pode (e deve) ser aplicado em todo tipo de negócio. Comidas, artesanato, roupas, acessórios, serviços. Tudo se trata de entender o que já existe no mercado, e, se possível, descobrir o que os clientes querem e ainda não tem. Mais algumas perguntas possíveis para definir melhor sua pesquisa são: Quem são seus clientes? Do que eles gostam? E quem não é seu cliente ainda, do que eles gostam? O que você pode oferecer a eles para conquista-los? Que novos produtos os concorrentes fizeram recentemente? O público está gostando? Existe alguma forma de usar os materiais ou ingredientes que você usa que você ainda não conhece?

Tendo as respostas para as perguntas que você fez, é hora de organizar as informações e começar a aplicar o que você aprendeu. É a hora da etapa de desenvolvimento, que será melhor explicada no próximo texto desta série.

Leia o 3º artigo da série aqui.

Por Anna Paula Rodrigues. Anna Paula é formada em Desenho Industrial e voluntária na Asplande. Contato: anna.papr@gmail.com