Retrato de Dayane Ferreira

Nome: Dayane Ferreira Gomes

Negócio: Day Fergom Confeitaria

Área de negócio: Sabores do Rio

Bairro/Município: Taquara – Duque de Caxias

Contato: (21) 96542-1971

 

Antes mesmo do “Day Fergom Confeitaria” nascer, Dayane Ferreira Gomes conta que sempre amou a cozinha e, em especial, a confeitaria, fosse assistindo programas de culinária na TV, anotando todas as receitas que chamavam sua atenção na tela, ou fazendo bolos para comemorações de familiares. “Sempre que eu podia, eu fazia cursos de duração curta, geralmente em lojas de festas. Era mais um hobby.” Com o tempo, os doces e encantos de Day foram tocando as pessoas, que passaram a fazer encomendas: “eu aceitava o desafio.” Em 2019, depois de sair de um emprego CLT, sua marca começou a tomar forma e seu hobby virou um trabalho. Hoje, com 42 anos, ela consegue desfrutar melhor de toda a dedicação em cursos e acelerações que fez desde o planejamento do seu empreendimento.

Dentro do universo dos doces, Dayane se aventura em vários tipos de confeitaria, mas os bolos têm um lugar especial. Além de ter sido o tema de seu primeiro curso profissionalizante, também é o carro-chefe do “Day Fergom Confeitaria”. Seu sonho para expandir esses preparos é ter um ateliê. Day conta que trabalha na cozinha de sua casa, atualmente, e se torna complicado conciliar e separar o espaço pessoal do espaço profissional. Além desse objetivo, ela também compartilha que encontra dificuldade em acreditar em seu potencial: “por mais que as pessoas me digam constantemente o quão maravilhoso é o que eu faço e o quanto eu sou capaz, eu tenho medo.”, e ela complementa: “o projeto com a ASPLANDE abriu muito a minha mente com relação a tudo que se refere ao empreendedorismo.”

Sobre a ONG, Day conta que conheceu a ASPLANDE através da amiga Rosi: “gratidão eterna a ela e a todos os envolvidos no projeto.” Por lá, Day participou do projeto “Sabores do Rio”, que lhe trouxe aprendizado e conexão com pessoas que ela considera generosas, além de ampliar seu contato com várias áreas da gastronomia. 

Hoje, divulgando seu trabalho através do Instagram e do WhatsApp, Dayane permanece firme e forte na construção da trajetória de seu empreendimento. Com um caderno e caneta na mão, ela agarra as oportunidades assim como aproveitava cada receita que acompanhava na TV. Com a nova persona de empreendedora, ela entende que tem um futuro cheio de possibilidades pela frente e deixa uma mensagem linda: “ser Empreendedora é acreditar naquilo que eu faço e fazer da forma mais perfeita possível. É estabelecer metas, aceitar desafios, seguir regras. Buscar o crescimento não somente profissional, mas também o pessoal, afinal, você é o seu patrão. É buscar o sucesso através do meu conhecimento, e poder demonstrar toda a minha paixão pelo que eu faço através dos meus bolos e doces, levando a satisfação a cada um que tem a oportunidade de degustá-los.”

 

Escrito por Moara Guimarães Flausino, voluntária na ASPLANDE.