Retrato de Carine Boaventura

 

Negócio: Carine Boaventura Doces

Área do Negócio:  Projeto Sabores do Rio

Bairro/Município: Andaraí-RJ;

Contato: (21) 99462-1542;

Instagram: @carineboaventuradoces

Facebook: @carineboaventuradoces

 

Carine Boaventura, empreendedora, mãe, tem no seu negócio “Carine Boaventura Doces” a oportunidade de concretizar, com carinho e dedicação, seus dotes na produção de doces e bolos que encantam tanto por serem deliciosos, assim como, por serem atrativos. No início, os doces eram complemento de renda, agora são sua renda principal. Começou fazendo docinhos para os aniversários da família. Desde sempre gostou de fazer trabalhos manuais acompanhando a mãe que fazia artesanato.

Quando programou a festa de aniversário de 1 ano do filho, sentiu vontade de fazer a festa, mas a encomendou, receosa de “errar”. Ano seguinte, na festa de 2 anos, voltou a encomendar docinhos e o bolo, só que não ficou satisfeita. No aniversário de 3 anos começou ela mesma a fazer os doces, mas ainda sem coragem de fazer o bolo principal, fez um bolo fatiado em paralelo que fez mais sucesso entre os convidados. Nessa caminhada, um passinho de cada vez, como criança que engatinha para depois andar, Carine nos fala que já faz 9 anos que começou a empreender.

Em 2018, começou a receber encomendas da família, de amigos e a presentear com seus doces. Buscando cursos a fim de melhorar, adquiriu confiança na sua produção. Tem um filho autista que necessita de atenção constante, por isso, aproveita o período da manhã, quando ele vai à escola, para fazer seus doces e bolos.

A ASPLANDE foi um divisor de águas na sua vida. Fez o curso de aceleração de Sabores do Rio que a ajudou a organizar seu negócio Carine Boaventura Doces, além de ter aproveitado o voucher investindo na compra de materiais. Atualmente está preparando um cantinho, na sua própria casa, para ter mais privacidade na confecção e acondicionamento de suas encomendas.

A divulgação é feita por WhatsApp, nos grupos do bairro, atingindo 90% das encomendas por indicação. Faz bolos, docinhos personalizados, doces fondados (com cobertura a base de açúcar de confeiteiro e leite em pó). Algumas vezes, aproveita o excedente de recheios e transforma em pastéis que entrega como brinde aos clientes. Também trabalha com salgados, tortas salgadas e pão a metro. As entregas, ela mesma faz, com muito cuidado com a embalagem para que os doces e bolos não sofram danos no transporte. Alguns clientes buscam na sua casa. Sempre pede feedback dos clientes.

Conversando com Carine podemos notar que ela tem muita criatividade, responsabilidade, cuidado com o outro e comprometimento. Ela também dá aulas gratuitas de docinhos. Carine relata que certa vez viu um garoto quase se engasgando por conta de um docinho que tinha um palito para segurar um aplique. Ela faz a fixação dos apliques com um pedaço de macarrão cru fixado com massa de chocolate, evitando acidentes.

Carine aconselha a quem quer começar o seu próprio negócio: “Quando a pessoa pensa em montar seu negócio, tem a vontade, comece testando aquilo que gosta”.

 

 

Por Glaucia Torres voluntária da Asplande