Embaixadora Aline Guedes

Aline Cristina Guedes 

Negócio: Baby Guedes

Área de negócio: Embaixadora dos Direitos da Mulher 

Bairro: Campo Grande

Telefone: (21) 98927-4994

E-mail: alinemateus002@hotmail.com

Facebook: Aline Mateus

Instagram: bbabyguedes

 

Aline Cristina Guedes, moradora de Campo Grande, é uma empreendedora que confecciona e comercializa roupas e utensílios para bonecas e roupas para bebês. Ela usa e abusa do crochê e sua marca é a Baby Guedes. 

Aline conheceu a Asplande em 2013 e passou a integrar a Rede Zona Oeste de Mulheres Empreendedoras. Em 2021, foi convidada a ingressar no projeto Basta à Violência Doméstica, cujo objetivo é ajudar na prevenção de abusos físicos e psicológicos, praticados em geral contra mulheres, contribuindo assim para reduzir um tipo de violência que causa grandes sofrimentos e até mesmo a morte de mulheres e meninas no Brasil e no mundo. 

Durante o curso, Aline despertou para o tema e, ao tornar-se Embaixadora dos Direitos da Mulher, seu olhar para situações do dia a dia, que antes lhe pareciam normais, mudou. Hoje, ela pode distinguir melhor o que representa um abuso físico ou psicológico. “E o tema abraça não somente as mulheres, mas também homens, crianças e isso é muito importante”, ela diz.

Durante os encontros do projeto Basta à Violência Doméstica, foi mostrado às participantes que a violência doméstica não abrange apenas os maus-tratos físicos e o feminicídio. Ela começa com a brincadeira de mau gosto que fere a pessoa, com a violência sexual disfarçada de obrigação e com atitudes machistas toleradas como naturais e inevitáveis. A aceitação dos chamados papéis sociais de gênero, inventados para nos fazer acreditar que é natural o homem dominar o espaço público, faz com que a mulher cuide da família sem ser valorizada por isso, com que ela receba menos que um homem pelo mesmo trabalho e ainda tenha que dar conta das atividades domésticas, quando finaliza sua jornada de trabalho no emprego. 

Aline diz que “O Basta à Violência Doméstica traz muitas pautas importantes na vida de uma pessoa, pois existem várias formas de violência que muitas pessoas desconhecem, existem abusos que marcam não só fisicamente a pessoa, marcam a alma do ser humano de forma tão  devastadora que leva algumas pessoas a um estágio psicótico, onde algumas se trancam em suas memórias e não conseguem mais viver dignamente”.

Aline tem aplicado os conhecimentos adquiridos orientando pessoas em situações de abuso e acha que “Deveríamos ter espaços onde se priorize o tema da violência, seja ela como for, pois somente dessa forma conseguiremos enfim diminuir as estatísticas alarmantes de casos de violência doméstica”.

 

Escrito por Adelina Araújo, voluntária da Asplande