Retrato da Claudia Souza

Empreendedora: Claudia Valéria Nascimento de Jesus de Souza

Região: Campo Grande – Zona Oeste do Rio de Janeiro

Empreendimento: Doceria Claudia Souza – @doceriaclaudiasouza

Área do negócio: Gastronomia

Claudia Souza é uma confeiteira da zona oeste do Rio de Janeiro, que há aproximadamente 2 anos decidiu investir no seu empreendimento. “Viver da confeitaria é mais que necessidade, é o meu sonho”, é esse o seu lema.

Claudia aprendeu a cozinhar com sua avó, que fazia deliciosas receitas de doces de vários tipos e de frutas diversas. A memória afetiva desses pratos é forte para Claudia, que se lembra com muito carinho dos aprendizados e, especialmente, do sabor único dos pratos que sua avó cozinhava. Como não era alfabetizada, sua avó não documentou suas receitas e Claudia atualmente tenta reproduzir do que se recorda de quando a observava cozinhar. Como uma forma de homenagem, Claudia nos contou que planeja aprimorar as receitas de sua avó e incluí-las no seu cardápio futuramente.

Depois que aprendeu a cozinhar, os bolos e doces de Claudia eram presença garantida nas festas de familiares e amigos. A partir disso, passou a receber algumas encomendas de conhecidos. Claudia se desdobrava para encontrar tempo para cumprir com suas responsabilidades, seu trabalho regular e para as encomendas que surgiam ocasionalmente. Mas apesar disso, aceitava com muito carinho, afinal cozinhar sempre foi muito gratificante para ela.

A Doceria Claudia Souza surgiu de um ato de coragem. Claudia trabalhou por cerca de 6 anos em uma grande empresa, foi desligada e decidiu investir o dinheiro que restava de suas verbas rescisórias em um curso da área de gastronomia pelo Senai. Embora tenha tentado se recolocar no mercado para encontrar um novo emprego formal, Claudia encontrou muitas dificuldades e, após meses de procura e de negativas, tomou a importante decisão de montar seu próprio negócio. Claudia estava insegura, mas decidiu arriscar e seguir seu coração.

Depois de realizar o curso de confeitaria no Senai, Claudia entendeu que esse era o caminho e que havia muito a aprender. Seguiu se especializando e se dedicando para entregar produtos de qualidade para seus clientes. Fez outros cursos, alguns de conceitos básicos e outros mais específicos, como o de Cake Design (decoração de bolos) pelo Senac.

No início do ano de 2020 decidiu iniciar a divulgação do seu trabalho, participando de eventos como feiras e contando com a indicação de conhecidos para propagar a sua marca. Entretanto, em março ocorreu a pandemia do Covid-19 que impactou a vida e os planos de milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive de Claudia. Os eventos foram suspensos, as festas foram canceladas e o número de encomendas despencou. Somado a isso, Claudia percebeu um aumento expressivo e repentino de outras confeiteiras em seu bairro, mas boa parte sem o preparo que ela teve.

Ao perceber esse movimento que estava impactando e atrapalhando seus planos, Claudia foi persistente e não desistiu. Entendeu que seria necessário se aprimorar ainda mais e foi assim que conheceu a Asplande. Atualmente Claudia está focada em aprender sobre empreendedorismo, negócios e gestão. Reconhece que há pontos de melhoria para que seu empreendimento alcance os resultados que almeja, mas precisa de ajuda para aprender conceitos que vão além do seu talento para a confeitaria. Com o projeto Mulheres na Rede, Claudia sabe se aproximará cada vez mais de realizar seu sonho e de ser uma confeiteira de referência.

 

Por Yara Silva Salgueiro B., redatora e voluntária na Asplande