Retrato da Rosany Duarte

Nome: Rosany Duarte Guarino Bitencourt

Negócio: Sweetly Produtos Artesanais

Área de Negócio: Gastronomia

Município: Duque de Caxias

Contato: (21) 96448-8974

 

Rosany Duarte Guarino Bitencourt produz geleias, licores e compotas, certificadas como Produtos de Processamento Orgânico, a partir de frutas de produção própria, também certificada como Produção Vegetal Orgânica. Sua nora Patrícia Canedo é sua sócia no empreendimento chamado Sweetly Produtos Artesanais.

Rosany tem 58 anos, 2 filhos, e reveza sua moradia entre Duque de Caxias e o sítio de Arantina, um pequeno município de Minas Gerais, rico em recursos naturais, que tem tudo a ver com uma produção agroecológica. “Plantamos todo tipo de frutas e a cozinha onde fabrico as geleias é lá também”.

Rosany é professora primária e trabalhou no Centro Educacional Castro Alves por 19 anos. Também trabalhou com seu marido Ivonir no Auto Serviço SOS, de propriedade da família. Sempre gostou de fazer trabalhos manuais e doces. “Sempre fiz os docinhos e bolos para festas de família e, em 2013, comecei a fazê-los para amigos e tive vontade de empreender”.

Em 2014 seu filho se casou e, com sua nora, que tem mãos de fada, Rosany preparou tudo para o casamento, das lembranças ao bolo. A ideia de empreender avançou e assim surgiu a Sweetly Atelier de doces, que, em 2015, passou a Sweetly Produtos Artesanais. A produção não se limita aos doces, pois elas transformam todas as frutas que eram desperdiçadas no sítio, em geleias, licores e compotas. “Comprei livros, pesquisei, minha mãe me ajudou e fiz cursos de Mestre em Geleias da Graziela Canella e da Laetitia Letellier”.

“Graças a Deus, deu tudo tão certo que resolvi pôr em prática meu sonho de transformar tudo que produzia no sítio, que já era agroecológico, em orgânico certificado”. Em 2020 recebeu o certificado pela Orgânicos do Sul de Minas (OSM), depois de passar por um processo criterioso de adequação e aprovação pelo Organismo responsável. A Sweetly faz parte da Organização de Produtores Agroecológicos de Arantina, uma das associações que compõem a Central das Associações de Produtores Orgânicos, que se articula com o Instituto Federal, a EMATER e o Ministério da Agricultura para a certificação dos produtores.

Rosany e Patrícia vendem seus produtos em eventos e feiras, especialmente a Feira da Economia Solidária de Duque de Caxias, no Caxias Shopping, e via Whatsapp. Têm sua MEI e vivem da renda do negócio. “A pandemia não afetou muito as vendas, pois já vendíamos pelo Whatsapp e já fazíamos nossas entregas”.

Este ano, 2021, Rosany foi apresentada à Asplande por uma amiga, e a participação no projeto Sabores do Rio tem ajudado a melhorar seu negócio, particularmente pelo uso correto da informática e das mídias. “Espero continuar crescendo e me aprimorando cada vez mais com o aprendizado que levo na bagagem. Estou muito feliz com todos que conheci e com o companheirismo que encontrei”.

 

Por Adelina Araujo, voluntária da Asplande