Retrato da Letícia Mariella

Nome: Letícia Léa de Moraes Mariella

Negócio: Fidéus Gastrô

Área de Negócio: Gastronomia

Município: Duque de Caxias

Contato: (21)97669-2223

Letícia Léa de Moraes Mariella encontrou seu nicho de mercado com a venda de massas frescas, que têm ótima aceitação entre nós, brasileiros, e venda garantida desde que tenham boa qualidade. O nome Fidéus Gastrô significa “digno de Fé” em latim e também “fios de massa” em castelhano.Os maiores clientes da Fidéus são empresas de delivery, que levam as massas até os consumidores.

Aos 32 anos, Letícia tem 2 filhos, reside em Vila Leopoldina, Duque de Caxias e, desde muito cedo, já tinha a visão empreendedora. Aos 12 anos era alfabetizadora de 30 alunos, em sua casa, e professora de ballet. Em 2008, concluiu o curso técnico de Administração e atuou no ramo de vendas.

Em 2016, com um bebê de 1 ano e meio, Letícia não queria sair de casa para trabalhar. Pensou em fazer bolos, mas precisava aprender muito. Pesquisou na internet receitas de bolos de pote, e “com criatividade e um toque especial, não é que deu super certo?” A família ficou surpresa com o avanço e ela começou a fornecer para lanchonetes e pessoas que revendiam seus produtos. Fez tanto sucesso que chegou a produzir até 70 bolos e pudins por dia.

Entre 2017 e 2018 teve depressão e parou sua produção, mas o tratamento indicado foi fazer algo que gostasse, para que “pudesse voltar a emanar a alegria que havia em mim”.  Com o incentivo de Luiz, seu esposo, dedicou-se à cozinha quente, fazendo refeições saudáveis para a família. Depois, formou-se no Instituto Gourmet como Cozinheira Profissional, Cozinheira Funcional & Fit e Chef Mix. “Aprendi e passei a produzir as saladas de pote, e segui me aperfeiçoando, até que me apaixonei por massas frescas”.  Foi aí que tudo mudou!

Em 2019, adquiriu cilindros, masseira e outros utensílios e criou um projeto de negócio. No início, fazia marmitas congeladas, mas logo decidiu fornecer massas para empresas de delivery, como a Top Fit Saudáveis e a Massa da Gema, seus principais parceiros. “Ampliando meu campo de visão, deixei de ser mais uma vendedora de marmitas, para ser distribuidora de massas”. O espaguete, o fettuccine e os nhoques de diversos sabores e até recheados, são massas pré-cozidas e congeladas, mas Letícia está se especializando em massas secas.

A pandemia modificou positivamente seu negócio. Na verdade, foi um divisor de águas, pois o público passou a buscar mais refeições por delivery, dando oportunidade a empreendedores. O contato com a Asplande e a Rede de Mulheres Empreendedoras lhe chegou por Alexsandra. Acolhida por pessoas como Paulinho, Maribel e muitas outras, Letícia superou o medo e tornou-se uma empreendedora de verdade. “Hoje fazendo parte dessa família, ainda tenho muito que aprender, mas parar ou desistir não fazem mais parte da minha vida.”

 

Por Adelina Araujo, voluntária na Asplande