Retrato da Andressa Copelli
Nome: Andressa Copelli Ferreira
Negócio: Santo Doce
Área de Negócio: Gastronomia
Município: Duque de Caxias, RJ
Contato: (21) 98913-0375
Começar um negócio do zero, passando por um treinamento especializado, investindo em marketing, buscando um diferencial competitivo e controlando todo o processo, foi a chave para o sucesso de Andressa Copelli Ferreira, responsável pela Santo Doce, especializada em festas de pequeno e médio porte, nas quais ela fornece o bolo, os doces e até a decoração.
Na sua trajetória de vida, Andressa se formou em Administração de Recursos Humanos pela Unigranrio e atuou nessa área em empregos formais. Sempre gostou de organizar festinhas e de preparar guloseimas e, no aniversário de 2 anos de João Pedro, seu filho mais velho, como estava desempregada, resolveu preparar a festa completa, que foi um sucesso. Daí ela teve a ideia de fazer bolos, doces e salgados para vender e iniciou um negócio, ainda informal, usando o youtube como ferramenta de aprendizagem. Mas acabou parando e de 2015 a 2019 voltou ao trabalho formal.
Em 2019, estava numa fase difícil de sua vida pessoal e profissional. A gastronomia era uma possibilidade, mas ela não sabia por onde começar, até que sua amiga Ana Cláudia a apresentou à Asplande, onde ela ingressou no projeto Sabores do Rio e na Páscoa criou a Santo Doce, “um negócio de verdade” com foco em bolos e doces personalizados para todo tipo de ocasião. Sua experiência anterior foi complementada com o que aprendeu no projeto e com a mentoria de Paulinho (ex. formação de preço). Buscando uma maior especialização na área, ela fez um curso de bolos com os chefes Diego Barbosa e Cadu Soares, que lhe deu uma boa base, não somente para o desenvolvimento das receitas, mas também para a padronização do preparo.
No início de 2020, ao completar 1 ano, era hora da validação do negócio, de começar a ganhar dinheiro e mostrar ao público o seu diferencial, pois em Caxias existe uma “boleira” em cada quarteirão. A pandemia e o isolamento social se configuraram então como ameaças ao seu negócio, mas, ao mesmo tempo, a levaram definir seu nicho. Ela se especializou em fazer festas para quem vai comemorar em casa, uma prática que foi ganhando espaço e permaneceu, mesmo quando houve uma abertura do convívio social. “O novo normal é fazer a festa em casa”.
Em fevereiro deste ano, 2021, Andressa lançou o kit mesa completa, no qual fornece os doces e o bolo, aluga bandejas e o que mais for preciso compor a mesa, além de orientar o cliente sobre o que funciona melhor para cada ocasião e de ajudá-lo a montar a festa. Particularmente no caso do cliente masculino que, em geral, quer para fazer uma surpresa para a esposa, esta ajuda é fundamental.
Andressa tem 35 anos, 3 filhos de 8, 5 e 3 anos e sempre trabalhou sozinha. Faz as compras, os produtos, as fotos e postagens nas redes sociais, mas não faz entregas. Seus clientes são moradores ou ex-moradores de Caxias, que encomendam e buscam os produtos, um público 96 % feminino, a maior parte na faixa de 20 a 45 anos, e só clientes particulares.
Para entender seu público, saber suas dores e lhes ser acessível, Andressa utiliza a pesquisa de satisfação. Quer saber “Qual é o fator determinante para você comprar comigo?”. Na última pesquisa os resultados de sabor e atendimento foram muito próximos, confirmando que ela consegue oferecer produtos de boa qualidade e dar um atendimento personalizado.
O Instagram é sua vitrine, o Facebook é vitrine, ferramenta de vendas e de relacionamento e o Whatsapp é o carro chefe das vendas e do relacionamento. O resultado financeiro da Santo Doce ainda não atingiu o patamar ideal para fazer frente às suas despesas, mas ela segue em frente com o lema: “Não olhe pra trás. Não é pra lá que você vai!”
Por Adelina Araujo, voluntária da Asplande