Retrato da Andréia Gomes

Nome: Andréia da Conceição Gomes

Cidade/Estado: Duque de Caxias/RJ

Tipo de negócio: Gastronomia/confeitaria

Contato: (21) 99342-5326

A rotina de Andréia é muito estressante, pois ela é técnica de enfermagem. E como sempre gostou de cozinhar para amigos e família, começou a fazer doces para relaxar. E como filha de peixe, peixinho é, ela tem a mesmo dom da falecida mãe, que também cozinhava muito bem. Para Andréia, cozinhar trata-se principalmente de um ato emocional, pois traz nostalgia dos aromas de doces e comidas da infância.

Aos poucos, o “hobbie terapia” foi transformando-se em lucro, pois ela começou a vender os doces. Que são feitos com frutas (laranja, abacaxi, côco, banana) e acuçar orgânico.

No passado, os hábitos alimentares de Andréia eram muito diferentes, a enfermeira privilegiava guloseimas, gorduras, farinhas, açucares super processados e industrializados. Já os doces artesanais que ela prepara hoje, “vendem” especialmente saúde. O público-alvo dela é de pessoas que praticam exercícios físicos ou que se preocupam em levar uma vida mais saudável. Ela recebe encomendas de academias, hospitais, clinicas…

Andréia conheceu a Asplande há um ano. E a assessoria que ela recebeu na ONG transformou sua vida. A enfermeira fez cursos, assistiu a palestras, participou de reuniões e recebeu toda a assistência possível na área do empreendedorismo e negócios. Foi aí, nessa época, que ela resolveu mudar o foco na cozinha e o estilo de vida, pois aprendeu  com as nutricionistas a reaproveitar os alimentos, folhas, cascas… ela garante que vários problemas de saúde desapareceram. Agora Andréia está iniciando um projeto de doces delicatessen e está muito animada. Inclusive o logotipo do novo negócio foi criado com a ajuda da ONG.

 

Por: Flávia Bueno Araújo, estudante do 3º período de Jornalismo e voluntária da Asplande.