Retrato de Cristiane Hermes da Silva

Nome de negócio: Crisbel Bijus
Área do Negócio: Bijuterias
Bairro/Município: Duque de Caxias – Rio de Janeiro
Contato: (21)976751817

 

A disputa por espaço e visibilidade está em todos os âmbitos do mercado. Um dia quando Cristiane chegou para trabalhar no ponto de vendas que ela adquiriu na rua, no centro de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, um outro vendedor, a mais ou menos dez metros de distância, colocou produtos a venda por apenas um real. Por conta dessa disputa involuntária para atrair a atenção dos clientes e também para não perder os que já havia conquistado, ela resolveu começar a criar suas próprias peças. Como o complemento de sua renda familiar eram as vendas na rua, ela usou de sua criatividade e começou a produção de chinelos e outros produtos. Foi assim que, de maneira autodidata e com a ajuda apenas do material que ela mesma pesquisava, ela iniciou sua trajetória de empreendedora.

Cristiane sempre atuou nas vendas. Já vendeu lingerie, roupas de cama e até brinquedos infantis e sempre de maneira autônoma. Durante sua trajetória já atendeu clientes na rua como vendedora ambulante e até batendo de porta em porta para anunciar os seus produtos. Em um momento da sua vida seu marido desenvolveu um problema de saúde que não pode mais trabalhar. Foi assim que os dois começaram a atuar juntos como vendedores ambulantes. Decidiram comprar bijuterias para revender e assim começaram a operar no centro de Duque de Caxias, mas os desafios da vida levaram Cristiane a um caminho diferente. Quando sua irmã não pode mais trabalhar na Economia Solidária por falta de compatibilidade de tempo já que atuava em outra feira, ela ofereceu o seu espaço para que Cristiane pudesse começar a vender em outro local e assim adquirir um novo público e aumentar sua cartela de clientes. Como os produtos comercializados na feira deveriam ser somente artesanato, Cristiane se especializou e buscou por mais conhecimentos na área e com as vendas na feira a cartela de clientes aumentou.

Depois de um tempo ela buscou mais conhecimento em cursos e com isso começou a investir em outras áreas de produção. Cristiane diz que sempre vendeu, mas foi com a ajuda da assessoria da ASPLANDE que começou a ser mais estratégica com seus negócios e organizar melhor sua vida profissional. Hoje ela consegue produzir, vender e visitar clientes para apresentar seus novos produtos não deixando que as tarefas do dia a dia se torne algo confuso ou que de alguma forma prejudique a outra, muito pelo contrário. Com a assessoria ela compreendeu qual a melhor maneira de relatar todas as vendas, é muito importante para orientar qualquer decisão  que tenha que tomar.

O diferencial no mercado de Cristiane é permitir que suas clientes experimentem antes mesmo da venda, saber as principais medidas da clientela, ter cadastro com as principais informações sobre cada cliente; assim quando há interesse em algum produto ele já é produzido de acordo com as medidas de quem procura. E como dica para as mulheres que querem empreender relatar gastos, ganhos e ter informações sobre os clientes é essencial para as vendas. Ter tempo para ir aos encontros, aprender com pessoas mais experientes e sempre se atualizar do que tem de novo no mercado é o que a empreendedora Cristiane acredita ser o melhor caminho para o sucesso.

 

Por Ed Zahida, jornalista e voluntário da ASPLANDE. Contato: edzahida@gmail.com