Retrato da Liliane Guerra

Nome: Liliane Guerra
Negócio:  Produtos veganos
Área do Negócio:  Gastronomia

Bairro/Município:  Duque de Caxias/ Rio de Janeiro
Contato: (21) 966036841

 

Liliane Guerra, 37 anos, nutricionista e empreendedora de sucesso na gastronomia vegana é a nossa entrevistada. O sucesso do seu negócio é uma prova de que a alimentação vegana não está necessariamente associada a uma perda na variedade e no sabor da comida, como muitos acreditam ao pensar no veganismo. Liliane prepara pratos saudáveis e saborosos, que alimentam sua família e seus clientes.

O veganismo é um movimento que vem ganhando cada vez mais adeptos, é um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração animal, não só para uso na alimentação mas também no vestiário e em outras aplicações. O vegetarianismo, por outro lado, é um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui as carnes, podendo ou não incluir derivados de origem animal. Ou seja, toda comida vegana é vegetariana, mas o inverso não é verdadeiro.

Liliane já era uma adepta do veganismo e preparava deliciosos pratos veganos. Seu esposo era um dos beneficiados por sua culinária. Um dia, na praia, ele comprou um hambúrguer vegano e deu para Liliane provar. Ela achou aquilo muito sem graça, sem gosto, além de ser vendido em um pão de qualidade ruim. Seu esposo então lhe disse: “comprei este hambúrguer só para você ver o quanto o seu hambúrguer é bom”. Esta afirmação  impressionou-a e ela decidiu: “vou vender também”.

Se animou, descobriu escolas com orientação vegetariana, trabalhou um cardápio para esse fim e começou a oferecer seus produtos. Teve a ideia de fazer mini pizzas, desenvolveu um maravilhoso queijo cremoso tipo catupiry, com sabor e aparência próximos à muçarela , e compôs um cardápio com hambúrgueres, pizzas e quibes, tudo vegano. Resultado: “Deus é bom e vai abrindo portas para os filhos dele” – ela diz. E o mercado foi se abrindo.

 Qual a ligação de Liliane com a Rede de Mulheres Empreendedoras?

Há aproximadamente um ano, Liliane foi encaminhada à Rede por uma amiga e, em seguida, conheceu a Asplande quando Paulo Borges, o Paulinho, foi dar uma palestra na Catedral de Santo Antônio, em Caxias, onde as Mulheres Empreendedoras se reúnem mensalmente. A seguir, Liliane foi a algumas reuniões da Asplande que lhe deram ânimo na condução do seu empreendimento. Ela é muito grata pela ajuda que recebeu.

Na Rede de Mulheres, Liliane já participou da Feira de Caxias, mas a procura por produtos veganos e vegetarianos na Baixada Fluminense ainda não é muito grande e ela preferiu concentrar-se nas vendas por encomenda para  a merenda escolar. Seu mercado é composto, principalmente, por escolas Adventistas na Zona Sul do Rio de Janeiro, para as quais fornece os produtos de seu cardápio vegano.

A Igreja Adventista defende mundialmente o vegetarianismo há mais de 100 anos e mais recentemente tem avançado para a recomendação do veganismo como prática de seus seguidores. Esta é uma informação importante que Liliane nos deixa para reflexão.

Como mensagem final a outras empreendedoras, Liliane diz: “Nós podemos correr atrás dos nossos sonhos, porque sempre é valido sonhar. E quando a gente sonha,  acalentamos a esperança no coração e a esperança move o mundo”.