Retrato de Maria Serrate

Nome: Maria Serrate Tostes Leite
Negócio: Montserrat Cozinha & Arte
Área de Negócio: Gastronomia
Município: Duque de Caxias – RJ
Contato: (21) 99338-3439

 

Maria Serrate Tostes Leite, possuía uma vida comum, mas começou a obter êxito quando resolveu colocar o seu sonho em prática. Professora aposentada, casada, com dois filhos e um neto de sete anos, sua relação com a gastronomia começou desde muito cedo. Quando pequena, acompanhava suas avós na cozinha. Uma brasileira vinda do interior do Rio, e outra portuguesa, que gostava de apreciar um bom vinho – ao mesmo tempo em que estava à beira do fogão. Ao lado da mãe, observava as avós na cozinha e ambas aprendiam atentamente as receitas, da mesma forma que as matriarcas se orgulhavam de ensinar. A sua formação ocorreu com dificuldades financeiras e uma família grande, com mais quatro irmãos. Contudo, nunca faltou comida no prato e momentos prazerosos ao lado dos parentes, com refeições simples e muito saborosas.

Sua mãe gostava de caprichar, e hoje, aos 83 anos, prepara a refeição para o lar e para todos aqueles que vem lhe visitar, sempre muito cuidadosa ao servir à mesa. Foi assim que ela e seus irmãos aprenderam a cozinhar. Todavia, como trabalhava diariamente e passava a maior parte do tempo fora de casa, ficava difícil a dedicação no preparo das refeições. Mas sempre que possível, fazia todo o esforço para agradar a família, principalmente nos almoços de domingo, sempre seguindo os passos da mãe e avós.

A professora conta que sempre quis abrir um restaurante do qual pudesse servir as receitas que suas avós deixaram como legado, e essa ideia continua viva em seus pensamentos até os dias de hoje.
 Então, o primeiro passo para tornar esse sonho realidade, foi começar a vender a Salada no Pote e Delícias no Pote. No começo de sua aposentadoria, teve como foco iniciar esse projeto, tendo a sua família como base para avaliar os seus produtos e iniciar o lançamento das vendas. Os amigos também ajudaram, dando opiniões sobre os seus temperos e dizendo o que podia melhorar.

A divulgação ocorreu por meio das saladas, onde ela visitava lojas comerciais que ficavam perto de casa, sempre levando em consideração e escutando atentamente as opiniões dos primeiros clientes. Desta forma, a empreendedora foi corrigindo e ampliando o seu negócio.

Atualmente, fornece refeições diariamente de segunda à sexta-feira, mediante a um cardápio variado e preparado de forma bem saudável, onde 80% dos ingredientes são legumes, hortaliças, grãos e frutas.

Em 2018, ela conta que lançou o “Delícias no Pote”, assim que conseguiu testar algumas receitas de sobremesas, também deixadas por suas avós, preparando geléias e doces em compotas, feitas com legumes e frutas. A geléia de beterraba é uma das receitas que está fazendo muito sucesso entre a clientela.

Além disso por conta da culinária diferenciada, tem conseguido participar de Festivais Gastronômicos, como o WOW- Mulheres do Mundo, onde mulheres empreendedoras expõem e comercializam seus produtos. “Fiquei muito feliz com o resultado”, ressalta a empreendedora.

Ao final da entrevista, Maria Serrate declara a sua gratidão a todos àqueles que lhe ajudaram durante a sua trajetória: “Sou grata à minha família, aos meus amigos, aos colegas de trabalho. Admiro profundamente o que cada ser humano traz de bom para o meu crescimento e me torna uma pessoa cada vez melhor. Fazer parte desta rede de mulheres empreendedoras está sendo uma oportunidade única e gratificante. Estou admirada de como esta interação com tantas mulheres corajosas, determinadas e criativas tem mudado minha forma de pensar. Elas estão me estimulando a deixar o medo e receio de arriscar.”

“Hoje, estou mais confiante e enxergando muito mais o meu potencial para levar adiante o meu empreendimento. São elas, com suas experiências, que me impulsionam, “ declara.

 

Por Hemily Gonçalves, estudante de Jornalismo e voluntária da Asplande.