Tendências do Mercado: Veganismo

Para empreender em qualquer ramo é sempre importante estar atenta às tendências do mercado. Quais mudanças vêm acontecendo na sua cidade ultimamente? Na sua região? O que as pessoas gostariam de ter acesso, mas reclamam que não encontram? Muitas vezes ter uma ideia não será suficiente para obter sucesso no seu empreendimento se o mercado não tiver a necessidade daquele produto ou serviço.

Um ótimo exemplo de um nicho do mercado que vem crescendo muito, não só no Rio, é o de produtos e restaurantes vegetarianos e veganos, sem carnes e sem qualquer produto de origem animal respectivamente, e que utilizam orgânicos ou produtos sem agrotóxico principalmente. A sociedade vem se conscientizando cada vez mais sobre a importância de diminuir o consumo de carne e outros derivados de animais por motivos socioambientais e também de saúde.

A produção pecuária de gado de corte é uma das principais causas da poluição da atmosfera devido à emissão de gases estufa como o metano. Além disso, cerca de 70% da área desmatada na Amazônia é usada como pasto, enquanto boa parte dos outros 30% é usada para plantio de ração. Então, além do que se fala sobre redução de emissão de combustíveis fósseis, utilização de meios de transporte mais ecologicamente sustentáveis como bicicleta e carros híbridos, é essencial que se faça uma mudança no estilo de consumo de carne da sociedade hoje.

A partir dessas informações, e com um pouco de sensibilidade para perceber a crescente atenção dos consumidores a questões relacionadas ao meio ambiente, é possível identificar uma série de oportunidades para se empreender nesse nicho. Alguns exemplos seriam produção de queijos veganos e leites vegetais, quentinhas vegetarianas/veganas preferencialmente feitas com produtos sem agrotóxico e bolos e outras sobremesas veganas.

Hoje no mercado nos já podemos observar o crescimento de marcas que oferecem esse tipo de produto, mas ainda existe muito espaço para crescimento e competição no mercado. Principalmente para quem conseguir investir em produtos com preços mais acessíveis já que atualmente um dos maiores problemas quanto ao acesso a opções veganas é o fato de não serem tão acessíveis às populações de baixa renda. Isso quando se trata de insumos veganos, como leite e queijos, por exemplo. Mas já quando falamos das quentinhas, isso muda.

O fato de muitos dizerem que para ter uma alimentação saudável, ou vegetariana/vegana, é necessário um alto investimento é completamente errado. Legumes, verduras e grãos são, em geral, opções baratas e facilmente encontradas em mercados e feiras. O segredo é investir em temperos e preparações que os tornem atrativos o suficiente para que passem de complemento a foco da refeição. E, principalmente, sejam capazes de atrair também um público que ainda não foi convencido de que refeições vegetarianas/veganas podem ser também muito gostosas.

Outra opção para empreender já fora da seara alimentícia, mas ainda no tema da sustentabilidade e sua crescente necessidade no mercado, são os produtos reutilizáveis para substituir e evitar o uso de descartáveis. Opções como ecobags (do inglês “bag”, que quer dizer “bolsa” + o prefixo “eco” de ecológico) – bolsas de tecido utilizada para fazer compras em mercados e feiras, preferencialmente feitas de tecidos ecológicos ou reciclados, canudos de vidro, alumínio e bambu, talheres de madeira, copos reutilizáveis e reutilizáveis retráteis – daqueles que dobram, ou guardanapos de pano. Os kits sustentáveis para alimentação estão super em alta e possibilitam um mundo de opções em matéria de personalização e identidade visual especial para a sua marca. As bolsas de lona – aquelas listradinhas em cores vivas – que a vovó usava na feira – também estão super em alta. Oportunidades para quem tem talento para o artesanato e costura, por exemplo.

 

Por Aline Martins Cardoso Coelho, 28 anos, nascida em Madureira e criada em Niterói, é Biomédica formada pela UFF, Mestre em Tecnologia de Imunobiológicos pela Fiocruz, Tradutora Inglês Português, Blogueira de bares e restaurantes e Voluntária na ASPLANDE.
Contato: alinemartinsccoelho@gmail.com