Retrato de Janete Nazareth

Nome:  Janete Nazareth Guilherme
Negócio: Empreendimento Solidário Mulheres do Salgueiro
Área de Negócio: Moda, Sustentabilidade e Cidadania
Bairro/Município: Morro do Salgueiro/São Gonçalo

 

Janete tem 48 anos, é pedagoga, nascida e criada em São Gonçalo, possui duas filhas e é um grande exemplo de superação e dedicação. Mas nada foi fácil. Ela precisou cuidar sozinha de suas filhas e, por isso, preocupar-se com o sustento da família. Com 23 anos, passou toda a dificuldade que uma mulher separada sofre para criar os filhos: a ausência do pai, os momentos em que ficou desempregada e o assédio no trabalho. Mas, apesar de todos os obstáculos, ela nunca desistiu. Pelo contrário, trabalhou muito para cuidar da família.

Janete conseguiu matricular as filhas em uma creche gratuita comunitária, obtendo, assim, suporte para que pudesse trabalhar. E ao mesmo tempo em que a creche a ajudou a se manter no emprego, permitiu a abertura de novas oportunidades para a sua vida. A instituição fazia um trabalho de sensibilização com as mães atendidas por ela, já que muitas eram trabalhadoras do lixão. Portanto, começou-se a pensar no que poderia ser feito para auxiliar aquelas trabalhadoras.

Nessa época, Janete trabalhava em uma fábrica de costura e o segmento têxtil estava em alta. Ela costuma dizer que “as coisas estavam escritas no plano mais elevado do que o nosso, no plano espiritual”, pois uma ONG alemã queria financiar um projeto no Rio e, através de uma ONG carioca, conheceu o trabalho da creche. Começou, então, a ser feito um movimento junto à instituição e foram realizadas pesquisas para saber o que a creche, a comunidade e as mulheres precisavam para mudar aquela realidade.

A costura sempre foi apontada como uma alternativa para gerar trabalho e renda, e Janete foi se envolvendo no projeto. As mulheres pretendiam criar um grupo produtivo. Ainda não se tinha a ideia de que seria uma cooperativa, mas entendiam que seria nos princípios do cooperativismo popular. Foi assim que, há 13 anos, começou o Empreendimento Solidário Mulheres do Salgueiro.

Apesar de algumas integrantes terem saído do grupo, Janete ainda permanece no Empreendimento e, ao longo desse tempo, buscam-se parcerias, almejando a formação cidadã não só do grupo, mas também das pessoas da comunidade. Para Janete, o grupo não apenas promove uma produção voltada para a geração de renda, mas também busca ajudar outras mulheres a quebrar as correntes da violência. É através dessa visão que o Empreendimento solidário Mulheres do Salgueiro também ensina a profissão de costureira para outras mulheres gratuitamente.

O grupo possui sede própria, comprada pelas próprias integrantes do Empreendimento, que também conseguiram construir dois andares. Há também uma sala de informática e sala para artesanato. Com o apoio da PUC, em 2009, iniciou-se um projeto em que as mulheres fazem o processo de curtimento do couro da tilápia, que é um projeto sustentável incrível.

Se por um lado Janete é muito envolvida na cooperativa comunitária, por outro ela busca sempre o crescimento pessoal e profissional. Ela fez o pré-vestibular em 2010, passou para faculdade em 2011 e em 2016 formou-se em pedagogia pela UFF. Segundo Janete, o curso foi escolhido porque ela acredita que a educação é a ferramenta de transformação da sociedade e do desenvolvimento da cidadania. E ela não pensa em parar por aí: está pensando em fazer mestrado e se qualificar ainda mais.

Em relação ao Empreendimento, hoje são nove mulheres trabalhando durante a semana e com uma proposta de pensamento para dentro e para fora, no sentido em que é promovida a geração de cidadania e de renda. Trabalha-se bastante com a produção de atacado, participação em eventos e busca-se também a elaboração de projetos para conseguir captar recursos para os cursos, que são gratuitos. Além do curso de formação, há o pré-vestibular comunitário, que conta com 10 professores voluntários e atende uma média de 50 alunos.

 

Por Tatiane Rodrigues, voluntária da Asplande, graduada em Defesa e Gestão Estratégica Internacional e pesquisadora na área de Políticas Públicas. Contato: tatiorsantos@hotmail.com