Minha História com Patrícia Sudre da Território Arte Atelier

Nome: Patrícia Alves Sudre
Negócio: Território Arte Atelier
Área do negócio: Artes Plásticas, Artesanato, Bolsas e Acessórios
Município: Duque de Caxias, RJ

 

Nascida e criada no Jardim Primavera, Patrícia formou-se como técnica de contabilidade, mas sua paixão sempre foi na área das artes. Desde pequena sempre esteve cercada por tecidos, agulhas e linhas já que a sua mãe era costureira. Aos oito anos conheceu o crochê e o tricô tendo a mãe como orientadora aprendeu a fazer de tudo um pouco na área da costura. Foi mãe muito jovem e o crochê serviu como fonte de renda mesmo trabalhando em outras áreas. Casou-se e teve seu segundo filho. O artesanato sempre fez parte da sua vida, aprendeu patina, decupagem e bordado. Sofreu uma grande perda em sua vida e foi preciso muita coragem para continuar.

Após o esse episódio decidiu que precisava de algo novo na sua vida, mudou-se para o centro de Caxias e iniciou um curso de pintura em tela no Ateliê de Paulo Ramos, muito conhecido no município. Participou também de uma mostra de arte, além disso ministrou aulas para crianças com necessidades especiais vivenciando assim, uma experiência realmente enriquecedora.

Não querendo parar de se atualizar, mas com pouco tempo disponível, Patrícia resolveu então fazer um curso oferecido na Secretaria de Cultura de Duque de Caxias. Nesse local conheceu o Mestre Hilário pessoa que trouxe os encantos das Artes Plásticas para sua vida. As aulas tiveram continuidade em outro local, na sala de arte da Papelaria Itatiaia em Duque de Caxias e ambos logo sentiram a necessidade de expor a população a sua arte.

Uma nova etapa então começava na vida de Patrícia, foram várias mostras de Artes em Caxias, Jacarepaguá no Rio de Janeiro nascendo assim o Território Arte. Foram anos de realizações exposições em lugares como a Câmara Municipal de Duque de Caxias e no Rio de Janeiro em shoppings em Jacarepaguá, clube Lion, Faculdade Integrada Méier, Associação Brasileira de Imprensa, Igreja Santa Luzia e muitos outros lugares alguns inclusive como parceiros que nos ajudavam na divulgação das várias mostras.

No final de 2001 teve que abandonar tudo, pois seu filho Fernando sofreu um acidente. Junto com o marido resolveu abrir um negócio. No final de 2004 se separou, desempregada e com dois filhos teve novamente que iniciar uma nova batalha e começou então a bordar para uma confecção em Copacabana, foram meses bordando blusas e vestidos de uma marca famosa. Após a separação resolveu voltar a morar no Jardim Primavera. Em 2004 Patrícia sofre uma nova perda, o falecimento de seu pai. Junto com o luto Patrícia passa por um bloqueio criativo para pinturas até hoje, mas acredita na sua superação.

Patrícia resolveu então montar junto com o proprietário da confecção que trabalhava um stand para vendas de roupas e montar seu próprio stand para venda de bolsas produzidas por ela mesma, contando com a ajuda de um dos filhos nas vendas. Infelizmente ambos os negócios não foram bem, mas sem desanimar Patrícia resolveu abrir seu próprio Ateliê.

Buscando mais estabilidade financeira ela resolveu voltar ao mercado de trabalho e assim dedicou anos trabalhando na Construção Civil, tendo como consequência um desgaste físico e emocional muito grande. Casou-se novamente, mas três anos depois se separou e com o divórcio teve que enfrentar sérios problemas de saúde ocasionando Síndrome do Pânico. Apesar de todos esses problemas, Patrícia encontrou o estímulo que precisava para voltar as suas raízes de artesã.

Embora 2017 tenha se mostrado um ano de altos e baixos Patrícia segue feliz em um novo relacionamento e determinada numa rotina de cuidados do corpo e da mente, pois acredita que seu bem-estar reflete no seu trabalho como artesã. Atualmente é Membro Atuante da Economia Solidária de Duque de Caxias entre outras atividades no mesmo município.

 

Por Luana Gomes, voluntária da ASPLANDE.