Daiana Azevedo do Biografia Capilar

Nome: Daiana Azevedo
Negócio: Salão “Biografia Capilar”
Área de Negócio: Cabeleireira
Bairro: Vila Isabel
Contato: vendmatrix@gmail.com

 

Moradora de Vila Isabel, Daiana foi nascida e criada no Morro do Pau da Bandeira, uma das comunidades do complexo do Morro dos Macacos. Aos 16 anos, casou-se com seu primeiro marido e, faltando poucos meses para completar 18 anos, teve seu primeiro filho. Aos 20 e poucos anos, casou-se com seu segundo marido, teve mais 3 filhos e sem perceber começou a ideia de empreendedorismo. Para auxiliar com as despesas da casa e obter sua própria renda, Daiana sempre fazia algo. Artesanatos e exposições em feiras, doces e bolos ou  quentinhas foram umas das coisas feitas para ajudar.

Uma das principais motivações para que ela se tornasse empreendedora era a relação com o marido. Após muitos anos de relacionamento, descobriu uma traição vinda do seu marido e partir desse momento, através dessa experiência, ela começou a olhar as coisas de outra maneira, percebendo mais sua vida, para que pudesse pensar em algo que lhe oferecesse independência e algo mais sólido financeiramente. Então, segundo ela, deixou de ser uma mulher submissa ao casamento para  enxergar uma nova vida, um novo horizonte.

A partir desse momento, ela decidiu voltar ao início de sua carreira: a profissão de cabeleireira, em que era formada há muitos anos e começou a fazer cursos de especialização, correr atrás de seus objetivos. Após a pacificação da comunidade em que morava, a LBV (Legião da Boa Vontade) começou a aplicar cursos nos locais onde morava e se interessou pelos cursos de reciclagem de cabeleireiro, destacando-se dentro do próprio curso foi convidada e começou a dar aulas para as turmas, ficando cerca de 6 anos sendo instrutora/educadora de curso para cabeleireiros.

Nesse meio tempo, apareceu uma oportunidade de empreendedorismo quando estava em uma reunião do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O projeto fundado pela empresa L’Oréal, que também aplicava cursos e fazia distribuição de produtos, que com o tempo se expandiu para as comunidades. Vendo isso, Daiana se interessou pelo projeto e entrou totalmente de cabeça, integrando-se totalmente no perfil de educadora. Por três anos consecutivos ganhou o prêmio de melhor educadora da marca L’Oréal e diversas premiações, ajudando-a comprar objetos para das suas aulas nos projetos os quais ela participava.

Foi justamente nessa época, que conhecendo diversas pessoas chegou até a ONG ASPLANDE. Em 2016 com o encerramento da parceria do projeto no Brasil, sua visão de empoderamento se tornou mais abrangente criando sua personalidade profissional.

A partir da situação com o marido, ela começou a perceber o lado das mulheres e passou a observar como as relações abusivas eram frequentes na sociedade. Começou a frequentar diversos grupos de relacionamentos tóxicos e trazer essa superação para outras mulheres, levando-as a entender o valor que tem, a acreditar mais no potencial e a reconhecer quando um relacionamento não está fazendo bem.

Hoje, Daiana trabalha na área de educação, oferecendo cursos para cabeleireiro, além de trabalhar no seu próprio salão. Criou sua marca própria chamada “Biografia Capilar”, onde a principal ideia para criar o nome da marca é identificar a história do cabelo. Seu principal projeto é aplicar cada vez mais cursos em comunidades e capacitar ainda mais pessoas, porém, a dificuldade é a parte financeira devido aos valores dos materiais e a locomoção. Mas isso não a deixa impossibilitada de acreditar e cada vez mais focar nos seus sonhos, mostrando sua superação e seu otimismo diante seu futuro.

 

 

Por Gabriela Garcia. Estudante de Relações Internacionais e Voluntária da ASPLANDE. Contato pelo e-mail: gabi.garcia14@gmail.com