Vamos falar sobre finanças e negócio?

Todo domingo entrevisto empreendedores na Rádio Globo e surgem perguntas sobre como cuidar das finanças. Esta é uma dúvida muito comum especialmente entre as mulheres que tem de cuidar do dinheiro da casa e do negócio, e saber separar bem estas duas áreas é mesmo difícil no dia-a-dia. Acabamos usando o dinheiro que recebemos com as vendas para pagar as contas da casa e muitas vezes não sabemos quanto estamos realmente tendo de lucro no negócio, e o quanto podemos investir para fazer a empresa crescer.

Mas como cuidar das finanças se o nosso dia é tão corrido, se temos de produzir, embalar, vender, cuidar da casa, dos filhos e netos, e ainda tentar achar um tempinho para cuidar da gente? Mas se você vende alguma coisa, já deve ter se perguntado algumas vezes: afinal, quanto entra e quanto saí de dinheiro no meu negócio? Quanto eu tenho realmente de lucro? Porque quando você vende só parte é lucro, a outra parte serve para cobrir seus custos. Muitas vezes nem vemos este lucro entrando, ou não sabemos de quanto ele é.

Se você quer começar a cuidar mais do dinheiro da sua empresa eu não aconselho começar por uma planilha pronta. Não no início. E olha que tem muitas planilhas disponíveis na internet. Sabe por quê? Porque para cuidar das finanças você tem de primeiro criar o hábito de fazer isso. Muita gente tem resistência ou preguiça de prestar atenção ao próprio dinheiro, e aí é que está o verdadeiro problema. As pessoas perdem o sono por causa do dinheiro e muitas vezes têm de levar um susto para perceber o quanto cuidar dele é importante. Então, primeiro você tem de criar o hábito de anotar tudo que entra e tudo que saí de dinheiro. Sabe como se cria um hábito? Repetindo várias vezes a mesma coisa, até você se acostumar a fazer naturalmente.

Lembra que eu lhe disse para não começar por uma planilha pronta? Pois é, você pode começar por um caderninho, estes da escola dos filhos ou dos netos mesmo serve. Leve ele com você e anote todo dia o que você compra para o seu negócio. O açúcar para fazer um bolo, as miçangas para fazer uma bijuteria, um shampoo para o salão e por aí vai. Mas se acostume a anotar tudo mesmo, inclusive a passagem para comprar o que você vai precisar. Do outro lado da página do caderno anote o quanto você ganha vendendo os seus produtos. Se você vende mais de um tipo de produto, anote o quanto você recebe por cada venda de cada produto. Tudo isso vai ser útil para você conhecer mais o seu negócio. Assim você cria o hábito de anotar, leve sempre o caderninho com você e cuide bem dele. Ele é o seu tesouro.

Com o tempo você vai perceber que pode agrupar o seus gastos, e descobrir o quanto você gasta fazendo cada produto, quanto custa cada unidade que você faz e o quanto você recebe por cada unidade. Aí você pode inclusive ver o que lhe dá mais lucro, e procurar vender mais deste produto. Sabendo quanto custa o que você faz você pode fazer promoções, por exemplo, sem ter prejuízo.

Depois que você criou o hábito de anotar, e passou a entender que tipo de custos e lucros envolve o seu negócio, você está pronta para fazer a sua própria planilha ou até mesmo buscar uma pronta na internet. Só que agora, em vez de tentar encaixar o seu tipo de negócio em uma planilha, você já aprendeu o suficiente e pode adaptar uma planilha para o seu uso.

E agora você está pronta também para buscar mais informações sobre finanças de negócios, porque você vai saber o que procurar. Pode ser na internet, pode ser em cursos em sala de aula, o importante é você aprimorar o que conhece e trocar experiências. Isso é muito valioso! E quem sabe você acaba ensinando o que aprendeu para outra pessoa que ainda está começando?

 

Elena Martinis é especialista em Empreendedorismo Feminino, autora do livro ‘Mulher de Negócios – Faça Sua Empresa Acontecer’ e consultora de Negócios da Rádio Globo no programa ‘Rango de Rua’ que vai ao ar aos domingos pela manhã. Colaboradora da ASPLANDE.  Contato: elenamartinis@elenamartinis.com.br