Retrato da Maria Angélica

Nome: Maria Angélica de Jesus

Negócio: Grupo Tia Angélica

Área de negócio: Ações Sociais – Impacta Mulher

Bairro/Município: Parque Paulista/Duque de Caxias

Contato: (21) 97379-7560           

Facebook: GTA – Grupo Tia Angelica / @tiaangelicagta

Instagram: @gtagrupotiaangelica


Maria Angélica de Jesus, conhecida carinhosamente por Tia Angélica, é uma mulher baiana, de sonhos crescentes e alma radiante. Com o tom de voz soando como se estivesse sorrindo o tempo todo, ela conta sobre sua jornada com orgulho e saudade. 

Descobrindo um novo mundo ao se mudar para o Rio na década de 1960, ela deixou o campo baiano em busca de oportunidades de trabalho, passando a morar na Baixada Fluminense, onde se tornou mãe e trabalhou por muito tempo para manter sua família. Um tempo depois, já envolvida com amizades e espaços que estimulavam ações sociais, conheceu a Asplande através de um seminário. Tendo uma conexão forte com os membros da ONG, Tia Angélica começou a se envolver com as atividades da Asplande até se tornar um motivo de homenagem e celebração com o conhecido “Prêmio Tia Angélica”. 

Visando exaltar e comemorar anualmente as conquistas de empreendedoras da Baixada pelo impacto em seus negócios ou ações sociais, o prêmio se tornou um grande evento e simboliza um momento de festa, gratidão e sororidade. A ideia da homenagem surgiu a partir de Dayse Valença e a sugestão de que a representante fosse uma ativista viva partiu de Cyntia e Nil Santos da Amac. Com histórias de resiliência, de poder feminino e de crença no empreendedorismo, Tia Angélica representa, com muita honra vibrando em seu peito, todas as mulheres da Baixada. Dizendo ficar ansiosa durante todo o mês de outubro, quando ocorre o evento, Tia Angélica se emociona e engrandece seu espírito em cada nova edição. “O Prêmio Tia Angélica foi uma surpresa. Me colocou para ser o espelho dessas mulheres e eu me sinto muito orgulhosa, muito feliz.” 

Além de homenagear empreendedoras, o evento também lhe toca fundo por homenagear mulheres e, por isso, é o motivo de ser um sonho realizado que ela jamais tinha sonhado em realizar. “Ser mulher não é fácil, mas nós somos fortes, somos guerreiras. Eu me sinto muito orgulhosa em ser mulher. Não importa a minha idade, não importa o que eu sou.”

Sempre vivendo na direção da verdade e do amor, Tia Angélica sabe encontrar um pedaço de lar em cada espaço que encontra e em cada pessoa que conhece. Atualmente, aposentada e continuando a trabalhar com o que ama e lhe traz sentido à vida, ela não pensa em parar. Com o trabalho em sua ONG, Grupo Tia Angélica, ativo e com o apoio de outras ações sociais cariocas, ela ajuda as pessoas que precisam, seja com alimentos, roupas ou doação de cestas básicas. Ser solidária está em seu sangue. Ela sabe que pode chegar aonde quiser e, se estiver acompanhada, tem ainda mais confiança para pular as fronteiras. “Eu sozinha faço muita coisa, mas com vocês eu faço muito mais.” 

 

Escrito por Moara Guimarães Flausino, voluntária na Asplande.