Retrato da Marilda Martins

Nome: Marilda Martins Silva

Negócio: Gastronomia

Área de Negócio: Confeitaria

Município: Rio de Janeiro, RJ

Contato: (21) 98441-8831

 

Marilda Martins Silva, moradora da Vila da Penha, sempre gostou de cozinha e sempre trabalhou na Gastronomia, mas só em 2014, decidiu estudar e se profissionalizar como cozinheira e empreendedora. Hoje, aos 55 anos, ela é uma microempreendedora individual bem estabelecida.

Aos 8 anos, “quando queimei a barriga fritando bolinhos, minha avó me chamou de xereta”, aos 12, era companheira de sua mãe nas compras para a cozinha, no Mercadão de Madureira, e aos 15, foi ajudar Dalila, amiga de sua mãe, inicialmente lavando a louça, mas aí começou a abrir empadinhas, empanar salgadinhos, até aprender a fazer bolos e doces para festas. Em sua família, Marilda ajudou nos preparativos de 5 dos 7 casamentos das irmãs, e fez bolos e doces para todas.

Como negócio informal, começou com doces e salgados que preparava para barracas que sua mãe montava nas festas juninas e no carnaval. Já casada, com 2 filhos pequenos, fazia salgados para cantinas de escolas, atendia encomendas e supria o orçamento da casa, em períodos em que o marido ficou desempregado. Com os filhos adolescentes, de 2005 a 2013, continuou com os salgados e criou o buffet Martins Festas. Em 2014, o cenário econômico mudou e o buffet começou a encontrar dificuldades.

Marilda então resolveu fazer um curso de auxiliar de cozinha no SENAC e foi convidada para trabalhar nas Olimpíadas Rio 2016, “fiquei pensativa, mas vi uma oportunidade de aumentar minha rede de contatos. Trabalhei nas olimpíadas e paraolimpíadas por 4 meses intensos e de muito prazer”.

Por meio de colegas das olimpíadas, conheceu a ONG Gastromotiva, voltada para empreendedores, e, em 2018, fez o curso “Empreenda 1”. Daí em diante, investiu pesado na sua qualificação, e em 2019 fez cursos presenciais do Projeto Social Diamantes e de Confeitaria Tradicional e Confeitaria Fina no SENAI. Em 2020, fez cursos online do Atelier Escola de Confeitaria e da Dani Dias Confeitaria.

No Diamantes da Cozinha, Marilda conheceu Sileda, que lhe falou da Asplande, de seus projetos e da possibilidade de mentoria para alavancar o negócio. Ela se interessou e, no final de 2019, ingressou no projeto Sabores do Rio, participou de apenas um encontro presencial e, com a chegada da pandemia, seguiu sua formação e mentorias, à distância. “Assim, me tornei uma microempreendedora com MEI, aprendi a lidar sozinha com as ferramentas da comunicação, instagram e facebook, entre tantos ganhos que tive”.

Além da mentoria, Marilda recebeu recursos do projeto Alemanha-Brasil, do Manoamano e do Instituto Grupo Pão de Açúcar (GPA) – ASSAÍ, com os quais melhorou suas instalações e adquiriu ferramentas para trabalhar com mais qualidade, “queria construir uma cozinha exclusiva, mas aprendi que quando a gente não pode fazer o que quer, tem que usar melhor o que tem”.

Na repaginação do seu negócio, Marilda teve que renomeá-lo, para que mostrasse claramente que o seu foco é a Confeitaria. Escolheu o nome Maju Martins Confeitaria, Ma de Marilda, Ju de Jupira, sua mãe e sua grande referência. A Maju Martins é a principal fonte de renda e sustento de sua família.

Todos dizem que a Marilda de um ano atrás é muito diferente da de hoje. A antiga não gostava de se expor e não se arriscaria a produzir um vídeo. Hoje “perdi o receio de falar em público, sou capaz de mostrar o meu trabalho, o que construí, e sou muito grata à Asplande por isso”. Ela continua participando das mentorias pois o conhecimento é seu maior valor, “um bem que ninguém nos tira”.

 

 

Por Adelina Araújo, voluntária da Asplande