“Caminhar-peregrinar: preparação, persistência e êxito”

Caminhar é um ato comum na nossa vida diária, talvez um fardo quando se tem que caminhar para trabalhar, para pegar uma condução, ou para participar de uma atividade qualquer. Por outro lado, a caminhada é um exercício que qualquer pessoa fisicamente sadia e sem problemas articulares pode praticar. Pode ser feita em quase todo lugar, ruas, parques e praias ou pistas atléticas. É um exercício aeróbico seguro, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, e tem efeito surpreendente no emagrecimento e na tonificação do corpo.

Peregrinar é mais do que caminhar. Tradicionalmente a peregrinação é a jornada de um devoto a um lugar considerado sagrado para sua religião. Uma das peregrinações mais conhecidas e procuradas é o Caminho de Santiago, na Espanha, mas atualmente muitas pessoas o fazem sem uma motivação religiosa e, talvez por isso, o termo peregrinação seja hoje usado para falar de uma forma mais ampla de uma longa caminhada.

Como caminhante que sou, penso que uma caminhada-peregrinação é uma prática muito saudável para pessoas como as Mulheres Empreendedoras, que enfrentam, no seu dia-a-dia, grandes desafios que demandam planejamento e dedicação para serem vencidos.

Mas, você deve estar pensando que aproveitar um feriado ou férias para fazer uma caminhada de 100 km ou 800 km parece absurdo, a menos que você faça a seguinte reflexão:

✓ Aonde eu poderia ir caminhando?
• Eu poderia escolher uma região de praia, campo ou montanha.

Conheceria lugares, costumes e pessoas diferentes, num ambiente em que não importa quem eu sou, o cargo que ocupo. Eu seria um caminhante-peregrino. Ponto final.

✓ Por que eu passaria meu feriado caminhando?
• Para me desligar do meu dia-a-dia, pensar na vida, me dedicar ao meu corpo, protegendo meu rosto do sol e meus pés de bolhas incômodas, cuidaria de mim e, quem sabe, faria amigos, mesmo que passageiros, que seriam parte da minha história.

✓ Será que eu consigo?
• Consigo sim, como tudo na vida, com planejamento, preparo, esforço e algum sacrifício. Chegar ao destino, mesmo que eu tenha que parar no caminho ou aceitar ajuda, vai me trazer confiança, realização por alcançar um objetivo, alegria por ter conhecido pessoas e lugares da forma mais simples, caminhando.

✓ O que eu preciso fazer para me preparar?
• Preciso começar a caminhar no dia-a-dia com a preocupação de me condicionar, preciso escolher roupas e sapatos confortáveis, me programar, encontrar um grupo que possa me acompanhar ou até me apoiar, e, finalmente preparar uma mochila contendo o mínimo indispensável: 2 mudas de roupas, chapéu, capa de chuva, protetor solar, água e barrinhas de cereal.

O Brasil é rico em recursos naturais com paisagens para todos os gostos e oportunidades mil para se fazer peregrinações, religiosas ou não. Para começar a caminhar-peregrinar, você não precisa ir longe, pode começar na Floresta da Tijuca, em Barra de Guaratiba, na Ilha Grande ou em Teresópolis por exemplo.

E aí? Vamos caminhar? Vamos nos alimentar desse desafio? Quem sabe ele nos leva um dia aos Lençóis Maranhenses ou a Santiago de Compostela? Ou quem sabe ele nos alimenta para enfrentarmos novos desafios?

Por Maria Adelina de Araújo, voluntária da ASPLANDE.