Retrato de Gabriela Anastácia

Nome: Gabriela Anastácia Ferreira Silveira

Negócios: Gamarc Comunicação e Papo de Empreendedora

Áreas de Negócio: Gestão de Marketing e Impacto Social

Bairro/Município: São João de Meriti

Contato: (21) 98864-7730

 

Gabriela Anastácia, jornalista, 32 anos, carioca, moradora da Baixada Fluminense e mãe de Artur de 3 anos, é empreendedora na Área de Comunicação e Marketing e também está à frente de um Negócio de Impacto Social.

Começou a trabalhar aos 16 anos revendendo bijuteria e produtos naturais, teve seu primeiro emprego como recepcionista em uma escola de informática e trabalhou na área comercial até os 21 anos. Finalmente, em 2008, migrou para a comunicação, que era seu sonho, indo trabalhar como assessora de imprensa.

Em 2012, conheceu a Rede de Mulheres Empreendedoras, começou a frequentar as reuniões, a compreender o movimento, até que viu a oportunidade de empreender e criar sua própria empresa. Pensou em atuar como redatora, assessora de imprensa…, até se decidir pela Construção e Gestão de Comunicação e Marketing. Assim nasceu a GAMARC em 2013 e, desde a conquista do seu primeiro cliente, esta marca vem se reinventando. Gabriela tem um carinho muito grande por ela, que é até hoje o seu ganha-pão, sua principal fonte de renda.

Mas, em 2016, houve uma reviravolta na vida de Gabriela, quando ela tornou-se mãe. Nessa época, ela tinha carteira regular de clientes, que começou a cair e ela sentiu-se mal, até entender que a dinâmica do mercado exige que a mulher mantenha a mesma atitude de quando não tinha filhos, que priorize o trabalho, se mate por ele. Não comporta uma queda de produtividade como a que advém da maternidade, sendo cruel com as mulheres empreendedoras.

Ao reavaliar sua rotina a fim de traçar novos rumos, e ao trocar ideias com outras mulheres que viviam as mesmas dificuldades, surgiu a ideia do Papo de Empreendedora, um movimento criado para democratizar o acesso è educação empreendedora para mulheres, principalmente as mães, por meio de rodas de conversa, trocas de experiências e capacitação. Com o lema “Inspirar, aprender e empreender”, o Papo foi criado em 2016 como um projeto no Instagram. Em 2017 as trocas cresceram e, em 2018, ela fez workshops em parceria com o espaço Colabore, no shopping Grande Rio, com a participação de especialistas que já conquistaram seu lugar no mercado e que mostraram às participantes estratégias para se investir, amadurecer e consolidar marcas.

Em 2019, Gabriela foi apresentada à Asplande por sua amiga Beatriz Carvalho, e foi selecionada para participar do projeto Impacta Mulher, em parceria com o British Council, mais um grande divisor de água na sua vida, que lhe trouxe a oportunidade de estudar e se reposicionar como empreendedora social.

Como mensagem a outras empreendedoras, Gabriela diz: “levei muito tempo para implementar novos hábitos que passaram a ser fundamentais para todas as áreas da minha vida, mas ainda tenho muito a avançar. A maternidade foi importante nesse processo porque me fez refletir sobre essas áreas e rever minhas prioridades. A organização do dia a dia me prepara para os imprevistos, que depois que se é mãe aumentam consideravelmente. E o autoconhecimento me leva ao exercício de ser mais compassiva comigo mesma“.

Por Maria Adelina Santos Araújo, Engenheira Química e voluntária da ASPLANDE.