Retrato Elza Ribeiro

Nome: Elza Ferreira Ribeiro
Negócio:  Armarinho Zum Zum
Área do Negócio:  Artesanato em tecido

Bairro/Município:  Caxias
Contato: (21)97555-3619

 

Elza Ferreira Ribeiro aprendeu a costurar, bordar e fazer macramê ainda na infância, “para ocupar o tempo em que não estava na escola”Assim nasceu sua paixão pelo artesanato. Já adulta e com 3 filhas, sempre que podia, participava de oficinas e cursos e descobria novas diversas técnicas dos trabalhos manuais.

Com a criação do programa Ação da Cidadania, em 1993, começou a fazer trabalhos sociais apoiando famílias carentes nas suas necessidades, sempre motivando as pessoas a aproveitar seu potencial de criação e a gerar renda familiar.

Hoje, com “66 anos, 3 filhas, 4 netas, 3 netos e 2 bisnetas”, Elza ainda está na luta, “passo todo o tempo disponível a estudar técnicas e várias formas de artesanato“. Dá aulas e oficinas de artesanato com materiais recicláveis, pintura em tecido, bordado e dicas práticas de costura para iniciantes e tem sua própria criação.

Há cerca de 5 anos, Elza participou da criação do grupo Colmeia, formado por mulheres que fazem diversos tipos de artesanato e se reúnem, uma vez por mês, no Ateliê colaborativo que funciona na rua Barão de Tefé, para troca de saberes. A Colmeia procura apoiar, incentivar, promover e divulgar os produtos do artesanato, a fim de gerar renda para as participantes, que são abelhinhas, de acordo com a sua área de atuação: “de pano ou costureira, recicladora, festeira, de papel, de gesso, de feltro, de tinta,…” Todas podem “aprender e/ou ensinar, estabelecendo troca de saberes e harmonizando assim o ambiente no grupo”.

Elza criou também a Zum Zum, uma marca de organizadores em tecido para os mais diversos usos. Ela faz bolsas, necessaires, porta lápis, porta moeda, organizadores para banheiro e cozinha, “porta tudo, ou quase tudo que usamos”.

Para se capacitar na condução e na administração da Colmeia e da Zum Zum, Elza fez o curso de empreendedorismo na UniCorre, Universidade da  Correria, um projeto gratuito, criado por Anderson França com o objetivo de orientar jovens de todas as idades a abrir e gerir seus próprios negócios. A UniCorre funcionou em um espaço cedido na Ação da Cidadania, na rua Barão de Tefé, e hoje funciona no
Carioca Shopping, na Estrada Vicente de Carvalho.A Unicorre possibilitou a criação das lojas colaborativas, primeiramente no Shopping Nova América, e depois no Shopping Carioca, onde as abelhinhas tiveram a oportunidade de mostrar, divulgar e vender seus trabalhos.

Elza conheceu a Asplande há 2 anos e logo se identificou com a proposta e o trabalho. Frequenta as reuniões mensais sempre que possível, faz parte do programa Raízes do Rio, da Asplande, e faz uma Capacitação de pintura na AANIS (Arte-Amor-Natureza-Inclusão Social).

Para o próximo ano, a Colméia já esboça um projeto para as amigas que, como ela, já têm muita experiência de vida para passar, “será que a vovó-bisa sabe tudo ou quase tudo?“, mais um projeto de aprendizado, troca de experiências e vivências. E vamos em frente!!!

Por Maria Adelina de Araújo, voluntária da ASPLANDE