A importância das redes sociais na divulgação do seu trabalho

Em 2017 a agência We Are Social e a plataforma Hootsuite revelou um relatório, onde aponta que o Brasil é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na Internet. Hoje em dia é necessário ir onde o cliente se encontra e oferecer de forma eficiente aquilo que ele precisa, e as redes sociais tem sido uma das ferramentas mais utilizadas para a abordagem do público. Dessa forma há uma grande concorrência, mas nesse meio se destaca apenas aqueles que as utilizam para ouvir e interagir com os clientes, além de promover seus produtos e serviços.

Através das mídias é possível obter um feedback mais rápido em relação ao que você comercializa por meio dos comentários, além de poder divulgar seu produto com baixo custo e aumentar seu número de vendas, entrar em contato com novos colaboradores e ter uma relação mais dinâmica com seus atuais e futuros clientes, podendo assim se destacar em relação aos concorrente. Aliás algumas plataformas fornecem *métricas ( essa segundo o artigo de Flávio Ribeiro “(…) são formas de mensuração e permitem saber se suas estratégias estão alcançando os resultados esperados” ) como o aumento mensal no número de seguidores que podem servir para mensurar se a sua estratégia está sendo bem realizada ou não.

Apesar disso, quando é decidido fazer o gerenciamento de redes sociais é necessário ter em mente de que não haverá bons resultados fazendo simples publicações ou apenas divulgando seus serviços. Inicialmente é preciso definir o perfil de cliente que você quer captar, qual será o tipo de linguagem e abordagem utilizada e em quais dos principais canais você irá investir, entre os mais utilizados para isso estão o Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter.

Após criar a página faça postagens com frequência, caso não tenha tempo para se dedicar a mídia escolhida automatize e deixe publicações programadas para serem publicadas.

Importante deixar claro também que adotar a estratégia de vender seus produtos é muito arriscada, é mais indicado fazer a venda de maneira sutil. Os usuários geralmente têm mais afinidade com as marcas que oferecem benefícios, sem que isso implique em comprar alguma coisa, então ofereça um bom conteúdo, compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, interaja com o seu público sem o uso de respostas automáticas dando uma maior  atenção as suas clientes .Uma boa estratégia adotada por muitos iniciantes, é a tática de estabelecer horários para suas postagens automatizadas, alguns aplicativos possuem o seu próprio demonstrativo de visualizações e interações. Entretanto, não existe um horário único para todos, depende principalmente de quais horários geralmente o seu público costuma estar online.

Segundo pesquisas divulgadas pela Sprout Social em 2019, de uma forma mais generalizada os melhores dias no Facebook são as quartas (12:00h às 14:00h) e quintas (13:00h às 14:00h) e sábado sendo o dia com menor engajamento, já no Instagram seriam as quartas (15:00h e 5:00h), quintas (5:00h, 11:00h, 15:00h às 16:00h) e sextas às 5:00h, e domingo seria o pior dia.

Agora que você já criou sua página, definiu as estratégias e melhores horários, mas sente que ainda falta alguma coisa e busca deixar o seu conteúdo mais profissional, existem alguns aplicativos de edição de imagem gratuitos entre eles estão o Canva, Pink Monkey e Adobe Spark Post, onde você pode personalizar sua publicação com ferramentas simples.

Enfim, as redes sociais têm o poder de fazer uma empresa ter uma rápida visibilidade e trazer ótimos resultados, mas também têm o poder de destruí-la mais rapidamente ainda. Dessa forma, é preciso estar ciente disso e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mercado digital, sem deixar que isso lhe impeça de dar o pontapé inicial para entrar no mundo das mídias sociais para divulgar o seu trabalho e captar novos clientes.

Por Keila Costa. Keila é estudante de Jornalismo e voluntária Asplande.

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