Retrato da Sara Graziela Ferreira

Nome: Sara Graziela Ferreira dos Santos Borges
Negócio: Ateliê Sabor e Arte
Área de Negócio: Gastronomia
Bairro/Município: Tijuca – Rj
Contato: (21) 96463-7089

 

Sara Graziela dos Santos tem 36 anos, é casada, tem duas filhas, Samara e Sophia. Formada em ciências sociais pela UERJ, sua trajetória se inicia no momento em que decide sair de Minas Gerais, e se muda para o Rio de Janeiro. Sua vinda para a cidade carioca, teve o propósito de participar de um projeto em uma ONG, que hoje atua na localidade onde reside. Atualmente, mora na favela do Borel – Tijuca, zona norte do Rio.

Recentemente, está engajada na construção e desenvolvimento do próprio negócio, o Ateliê “sabor e arte”. Ele está inserido no ramo alimentício que oferece produtos caseiros e artesanais, como pães, bolos e doces, esse projeto nasceu através das várias necessidades que se deparou ao longo dos últimos anos.
Uma dessas dificuldades se deu por conta da gravidez da filha mais nova. Faltando apenas dois semestres para concluir a graduação, acabou por prolongar por mais dois anos a estadia na instituição, já que esse evento alterou completamente a sua rotina e planos futuros. Sara não pôde juntar o final do curso com um estágio profissional ou um emprego na área porque não tinha com quem deixar as suas filhas. A partir daí, pensou em como poderia suprir os seus pequenos gastos. Enquanto ficava em casa cuidando das filhas e do serviço doméstico, sempre pensava a respeito de como poderia gerar renda.

As coisas começaram a mudar durante uma conversa com a amiga Lurdinha, dona de um salão de beleza. Naquele momento, a amiga já falecida, informou sobre o núcleo da Rede Asplande, onde havia reunião todo mês na Fundação São Joaquim (ONG localizada nas adjacências do Borel), convidando-a para participar de um dos encontros.

Alguns anos atrás Sara participou de um grupo de gastronomia formado por mulheres na favela do Borel, da qual era assessora. Demorou alguns meses para participar da Rede no núcleo da Tijuca, mas enquanto isso, começou a buscar informações de ideias de negócios, assistindo tutoriais na internet para ver qual deles seriam mais viável. Já havia definido que seria no ramo de alimentação, pois era o que tinha mais afinidade, que adquiriu após ter trabalhado em uma padaria.

O pão caseiro passou a fazer parte da alimentação de sua família nos cafés da manhã e da tarde, e por conta disso, foi aperfeiçoando as suas técnicas cada vez mais. Ao fazer os pães, ela e seu esposo costumavam presentear amigos e parentes, sempre procurando ampliar a sua prática e incluir a vizinhança para experimentar.

Então, se disponibilizou a ir em um encontro da ONG, e naquele mesmo dia, ocorria uma oficina sobre Marketing, onde pôde compartilhar a sua ideia de negócio com a palestrante, que achou super viável. Após o encontro, um dos colaboradores da Asplande abordou-a para impulsionar a sua ideia.

Viu num programa de Televisão alguém ensinando a fazer panetones. Foi a rua, comprou os ingredientes que faltavam, e fez alguns panetones com a intenção de vendê-los na reunião geral da Asplande, que aconteceria no dia seguinte. Conseguiu vender alguns por lá, e o restante, pelas redes sociais de amigos que residem no Borel. E assim nasceu o Ateliê Sabor e Arte.

Hoje, continua trabalhando em casa. Suas vendas são feitas principalmente pelas redes sociais, através de uma página para divulgar o seu negócio. Aos poucos, as pessoas estão tomado conhecimento seu trabalho, mas continua com o desejo que ter uma loja física. Mesmo assim, mantém a sua busca por conhecimento, aperfeiçoamento dos produtos, na área de gestão e marketing, assessorias e trocas de experiências com outras empreendedoras.

A Asplande teve e tem um papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento de seu empreendimento. Sara costuma compartilhar seu aprendizado com pessoas que podem agregar valor, e estar na Rede, fez perceber que as dificuldades sempre existirão, mas que fazem parte do processo de caminhada para o sucesso. Afinal de contas, ele está logo ali, atrás das dificuldades.