Como estudar através das redes sociais?

Graças a internet, a nossa geração é a geração que possui  maior facilidade em ter acesso à conectividade e às informações. Em alguns artigos publicados aqui anteriormente, escrevemos sobre os benefícios e os perigos de ter tanta informação disponível. Porém, hoje, o nosso assunto principal é sobre as redes sociais e como podemos utilizá-las para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Hoje em dia estamos sempre utilizando os nossos celulares, quando vamos ou voltamos do trabalho, quando temos algum tempo livre e até mesmo quando estamos ocupados. E na maior parte do tempo, usamos o aparelho para navegar nas redes sociais. Falando nisso, já parou para pensar  quanto tempo você gasta nas redes? Se a resposta for MUITO, talvez seja hora de otimizar esse tempo gasto.

Primeiramente, o ideal é que a frequência dos acessos não sejam tão grandes, caso você perceba que o uso da internet esteja ocupando o seu tempo mais do que deveria, aqui vão duas dicas que podem lhe ajudar: sempre que possível, não deixe o seu celular tão perto de você (caso esteja em casa, coloque-o em outro cômodo, mas se estiver no trabalho ou com os amigos, guarde-o); a segunda dica é: estabeleça um tempo limite de uso e utilize o alarme do próprio celular para controlar o tempo gasto na utilização do aparelho.

Em relação ao conteúdo das redes sociais, tente adaptá-los aos seus interesses, concentre-se no que você quer estudar/aprender e conduza suas buscas e suas visualizações para esse fim, já que essas redes possuem ferramentas que direcionam os conteúdos que aparecem para nós, conforme fazemos buscas e pesquisas. Abaixo, temos algumas dicas sobre como redirecionar o uso de algumas redes sociais.

O foco principal do Instagram é o compartilhamento de fotos, que podem ser pessoais, mas também é uma ótima rede para quem trabalha com vendas. O aplicativo possui uma ferramenta chamada pesquisar, em que aparecem fotos de assuntos relacionados com o que você segue e pesquisa. Por isso, tente sempre pesquisar e seguir páginas que compartilhem informações que contribuam para o seu aprendizado. Além da ampliação do conhecimento em diversos assuntos, a ferramenta é excelente para quem está aprendendo alguma língua, pois há diversos quadros explicativos sobre gramática, vocabulário, pronúncia e em algum perfis você consegue encontrar exercícios para praticar a língua estudada.

O Facebook possui vários grupos de estudos e aprendizagem em conjunto, portanto, pense nos conhecimentos que queira aprimorar e pesquise os grupos sobre esses assuntos/matérias. A maior parte desses grupos são fechados, então você precisa solicitar uma autorização para participar deles.

Já o Pinterest talvez seja o menos conhecido dessa nossa lista, mas é uma rede de compartilhamento de ideias, que é ótima para aqueles que desejam aprender algo novo ou melhorar algum conhecimento. Nele, há diversas dicas de língua portuguesa, matemática e diversos outros assuntos como reciclagem, corte e costura etc., interesse comum entre seus amigos. Por exemplo, se você possui amigos que se interessam por jardinagem, ou querem aprender mais sobre história, essa rede facilita a informação e a troca de ideias.

Já o Youtube, não é uma rede social, mas é uma plataforma que possui milhões de vídeos disponíveis. Nele você pode encontrar desde vídeo-aulas de artesanato à aulas de japonês. Preciso confessar à vocês que eu melhorei muito o meu nível de inglês (e agora estou aprendendo italiano) através de vídeos gratuitos no Youtube. Há diversos professores, inclusive de outras matérias, que postam conteúdos para ajudar na nossa aprendizagem.

Espero que as dicas acima possam auxiliar vocês  a melhorar o uso das redes sociais e tornar mais fácil a aprendizagem de novos conhecimentos. E o mais importante: tenham sempre em mente que nunca é tarde para aprender.

Por Tatiane Rodrigues, voluntária da Asplande