Como fiscalizar nossos representantes?
2019 começou e junto com ele um novo governo teve início: novos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais foram eleitos. Porém, a nossa participação não termina na hora do voto, devemos e podemos continuar acompanhando o desempenho dos políticos eleitos (e aqueles que já estão em outros cargos). Mas onde encontramos essas informações?
Nunca se falou tanto de política como nas últimas eleições. Estava presente em redes sociais, rodas de amigos ou conversas com a família. Porém, é importante que continuemos envolvidos na vida política de nosso país e que tenhamos a consciência de que a nossa participação política não deve ser exercida apenas na hora do voto, afinal, nós somos os maiores prejudicados ou beneficiados com as decisões do governo.
Para acompanhar nossos representantes, já que estamos na era das Fakes News, é fundamental procurarmos as informações em fontes oficiais e confiáveis. É sempre importante prestar atenção nas notícias que chegam à nós, para não corrermos o risco de nos informar através de mentiras.
A melhor forma de fiscalizar os nossos representantes do legislativo é acompanhar quais os projetos eles apresentam e como votam nas sessões. Os deputados, vereadores e senadores fazem parte da área legislativa, ou seja, são aqueles que elaboram as leis e as encaminham para aprovação. Já em relação aos prefeitos, governadores e presidente, que pertencem ao poder executivo, cuja responsabilidade é a administração pública, é possível acompanhá-los através dos sites oficiais.
Abaixo, podemos encontrar os caminhos para essa fiscalização:
Senadores:
O principal portal para verificar as ações desses representantes é através do link https://www12.senado.leg.br/hpsenado. No site é possível ter acesso a diversas informações: os senadores em exercícios, os afastados, quem compões as comissões e os pronunciamentos. Além disso, é possível também monitorar a transparência das atividades e realizar buscas individuais por senador. Nesse último é possível monitorar os gastos e a atividade legislativa de cada um deles.
Deputados Federais:
Já em relação aos deputados federais, a principal fonte de informação é através do link: http://www2.camara.leg.br/deputados. No portal é possível buscar informações sobre cada deputado, as suas respectivas atividades, assim como foram suas votações e suas presenças no plenário. É possível também verificar quais são as bancadas ( parlamentares que se unem em prol de ideias/ideologias em comum) e suplentes. Ainda, é possível ter acesso aos discursos realizados na Câmara pelos deputados.
Deputados Estaduais:
As informações sobre os deputados estaduais variam conforme o estado dos eleitos, no caso do Rio de Janeiro, é possível ter obter às informações em: http://www.alerj.rj.gov.br/, nesse link é possível ter acesso às mesmas informações apresentadas na esfera federal (com exceção da busca por bancadas, mas é possível ter acesso às comissões permanentes e especiais), além de demais notícias relacionadas à Câmara legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Vereadores:
Seguindo o mesmo modelo das informações apresentadas na ALERJ, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, local de trabalho dos vereadores, disponibiliza os dados referentes aos representantes através do link http://www.camara.rj.gov.br/. Conforme é possível observar, as informações encontradas são similares àquelas disponíveis na esfera legislativa estadual, porém, nesse portal, os vereadores compõem o sistema legislativo do município do Rio de Janeiro, cada município possui sua própria Câmara. No caso de São Gonçalo, Niterói e Duque de Caxias os portais são, respectivamente: http://www.cmsg.rj.gov.br/, http://camaraniteroi.rj.gov.br/site/ e http://www.cmdc.rj.gov.br/.
Prefeitos, Governador e Presidente
Cada um dos representantes do executivo possui um site oficial onde é possível buscar informações gerais sobre o governo e algumas ações do representante. No caso dos prefeitos, deixaremos aqui o link para o acesso de quatro representantes no estado: Rio de Janeiro – http://www.rio.rj.gov.br/; Niterói – http://www.niteroi.rj.gov.br/; São Gonçalo – http://www.saogoncalo.rj.gov.br/; e Duque de Caxias – http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/. Em relação ao governador, o portal é www.rj.gov.br/ e do presidente, http://www.brasil.gov.br/. Nesses links é possível acessar também informações referentes às secretarias (nos casos das prefeituras e do governo estadual) e ministérios (no caso do governo federal).
Por Tatiane Rodrigues. Tatiane é graduada em Defesa e Gestão Estratégica Internacional e pesquisadora na área de Políticas Públicas. Contato: tatiorsantos@hotmail.com
Foto: Freepik.com