Retrato de Roberta Azevedo

Nome completo: Roberta Farias da Silva de Azevedo
Nome de negócio: Roberta Azevedo Sabonetes Artesanais
Área do Negócio: Cosmética Natural
Bairro/Município: Santa Cruz
Contato: (21) 9 6482 6474

 

Roberta Azevedo tem 50 anos, é casada, mãe de quatro filhos e natural de Recife, Pernambuco. Atualmente reside em Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. Desde pequena, Roberta aprendeu a bordar pontos de cruz e, com o passar do tempo, começou a atuar na produção de vários itens como jogo de lençóis, almofadas, enxovais para bebês e muitos outros. Cheia de sonhos para trazer à sua família mais prosperidade e, com a ajuda de amigos, participou de feiras para a divulgação de seu trabalho. No primeiro momento, seus produtos não obtiveram tanto sucesso pois Roberta ainda não havia compreendido qual era seu público-alvo.

Seu primeiro contato com vendas, mesmo não atingindo o resultado esperado, não deixou a esperança  acabar. Com persistência, desejo de empreender e com o auxílio de uma amiga, Roberta teve contato com a fabricação de sabonetes artesanais e a paixão por essa atividade foi imediata. Encantou-se com o resultado da produção e logo resolveu mudar de ramo. A partir da ajuda financeira de sua mãe, e com o apoio de seu marido, comprou as matérias-primas para colocar a mão na massa. Em pouquíssimo tempo e mesmo com a quantia reduzida de dinheiro que possuía, Roberta havia duplicado as vendas dos sabonetes artesanais e, com isso, descobriu uma nova fonte de renda.

A venda de sabonetes artesanais foi intensa por um período de quatro anos, mas Roberta sabia que precisava ir além. Ao participar uma reunião, que acontecera no bairro de Paciência, no Rio de Janeiro, recebeu um convite para ministrar um curso de Gestão e Viabilidade. Esse foi o primeiro passo para que novas portas se abrissem. Roberta recebeu uma proposta para realizar um curso profissionalizante em uma instituição e aprimorou sua técnica de produção que a fez ainda mais lucrativa. Já faz vários anos que Roberta Azevedo Sabonetes Artesanais está atuando no mercado e não existe a mínima chance de ser interrompido. Mesmo após muito esforço de Roberta e com a ajuda de seu marido e filhos, o sucesso não dá espaço para moleza! A união faz a força, mas correr atrás também!

Roberta sempre aconselha aos iniciantes, ou até mesmo as pessoas mais experientes, a se especializar e aprimorar suas técnicas e conhecimentos. Aprender sobre a matéria-prima, sobre o público que deseja atingir e principalmente sobre o produto são requisitos fundamentais; valorizar o seu trabalho é também algo primordial, já que, infelizmente, ainda há descrentes sobre o artesanato. “Eu fiz do meu artesanato o meu trabalho e deu certo! Aconselho a todas as mulheres que querem uma renda se dedicarem e ir em frente”, comenta. É por isso empreendedoras como Roberta estão aí, para nos mostrar o contrário e perfumar cada vez mais as nossas vidas.

 

Por Ed Zahida, voluntário da ASPLANDE e jornalista. Contato: edzahida@gmail.com