Mulheres empreendedoras na Bolívia

Ao redor do mundo, mulheres se unem para ganhar força e investir em um desenvolvimento solidário. Na Bolívia, há uma rede de mulheres semelhante à Asplande. Essa rede se chama Red Nacional de Mujeres Emprendedoras (RNME) e foi criada em 2008 com a participação de mais de 150 mulheres com a missão de facilitar o acesso de mulheres bolivianas ao empreendimento econômico tanto nas áreas rurais como nas regiões urbanas. O motor dessa fundação foi a necessidade de consolidar uma articulação nacional, de se organizar para abrir novos mercados, garantir acesso ao financiamento, permitir um intercâmbio de experiências, e exercer influências nas políticas públicas.

As mulheres trabalham em diversos setores: como da alimentação, com sua cadena RICOCOMIDA; têxteis e artesanato com a marca MUNAMA. Em todos os 7 departamentos do país existe um braço regional, que desenvolve programas segundo as necessidades das mulheres da região; entre eles oficinas para fortalecer lideranças e gerenciar recursos.

Desde 2012, a RNME organiza uma feira internacional em Cochabamba para apresentar seus produtos. Fomentando assim uma experiência social, onde diferentes mulheres se unem para a organização de uma feira que sozinhas não seriam capazes de assumir os gastos para a sua realização. Elas se juntam para se informar e melhorar a qualidade de seus produtos. Nas feiras são encontrados todos os tipos de produtos como colares; roupas de lã, algodão ou alpaca; bonecas de trapo; jogos para crianças; bolsas; carteiras; elementos de decoração de casa; xampus naturais; biscoitos; marmeladas; licores; chocolates e muito mais itens elaborados por mulheres de todo o país. Apesar de terem começado pequenas, essas feiras se desenvolveram cada vez mais e registram agora uma notável expansão. Até pessoas mais importantes da política vieram para assegurar o seu suporte.

As mulheres da região valorizam este tipo de encontro porque lá são inspiradas por outras mulheres, assim também como sentem a solidariedade delas que já percorreram um difícil caminho. Mas a maior motivação para elas é o desejo de não mais depender dos seus maridos.

A RNME conta também com o apoio da instituição Formación Femenina Integral e uma organização da sociedade civil Alianza por la solidaridad, tal como muitos voluntários e voluntárias.

 

Fontes

https://www.alianzaporlasolidaridad.org/en/noticias/mujeres-emprendedoras-de-bolivia-luchan-por-sus-derechos-economicos
https://www.facebook.com/pg/Red-Nacional-de-Mujeres-Emprendedoras-159590824727071/about/?ref=page_internal

 

Por Eva Kirmes. Eva Kirmes é estudante de Antropologia em Berlim/Alemanha e voluntaria da ASPLANDE.