Retrato de Ana Lúcia Santos

Nome: Ana Lúcia Barbosa Santos
Negócio: Programa Social Visão do Bem
Área de negócio: Negócios Sociais
Bairro/Município: Méier/RJ
Contato: 983757923

 

Tudo começou na escola. Ao ter que dividir seu lanche com os amigos, Ana Lúcia teve uma brilhante ideia: por que dividir, o que já era pouco, se pode levar uma maior quantidade, ajudar os amigos e por que não lucrar com isso? E com esse pequeno negócio de venda de laranjas no recreio que Ana Lucia despertou sua alma e instinto de empreendedora. Quando adolescente vendeu “sacolé” em casa, ajudou alunos mais novos com reforço escolar e, junto de sua mãe, vendo as dificuldades enfrentadas por mães que trabalhavam e não tinham como cuidar dos seus filhos em tempo integral e o acesso a creches era caro e poucas pessoas tinham acesso, abriu um negócio familiar para cuidar de crianças. Chegou a cuidar de mais de cinquenta crianças por mês e com isso conseguiu manter as contas pagas e ter uma estabilidade financeira.

Mas não parou por aí. A empreendedora residente do Rio de Janeiro em pouco tempo teve outra brilhante ideia desafiadora, um novo empreendimento: uma pensão onde ela e sua mãe ofereciam refeições para os mais diversos públicos: auxiliares de obras, funcionários de salão de beleza, mecânicos e todos os trabalhadores do mercado local. Com isso Ana Lúcia se formou em Direito, atuou na profissão por alguns anos até ser convidada a trabalhar em uma empresa onde ela seria desafiada cada vez mais, pois estaria atuando no mercado de marketing e todo seu desempenho resultou em um cargo de Gerente Regional, onde fez a gestão de equipes pelo período de dez anos. Após essa experiência voltou a atuar com o marketing, mas voltado a vendas door-to-door; o segmento de vendas porta a porta.

Casada e com uma filha adolescente, Ana Lúcia não deixou seu currículo incompleto, apesar da árdua batalha diária de trabalhar e ainda tentar dar assistência para a família. Atuou como gerente em vários segmentos por vários anos, criando assim um networking incrível por onde passava. Seu sucesso contou com a ajuda de pessoas amigas que ajudaram-na a alcançar seu lugar ao sol. Por um tempo pensou em abrir seu próprio negócio, um salão de beleza. Mas a vida trás surpresas e conquistamos o sucesso de maneira que não imaginávamos. Ana Lúcia foi convidada a implementar um negócio social de uma instituição multinacional francesa. A princípio a proposta era por um curto período de tempo, mas quando se deu conta Ana Lúcia passou anos nessa instituição social e começou a enxergar um público que ainda não conhecia: ONGs, associações de moradores, projetos sociais dos mais diversos tipos, comunidades carentes e começou a descobrir algo em si própria: a filantropia. Diante desse cenário desenvolveu um grande desejo de ajudar a quem não teve a mesma sorte e ao descobrir essa paixão, que até então era desconhecida, surgiu o seu próprio projeto social.

O programa social Visão do Bem, em quarenta e oito anos e com a ajuda de dez mulheres, que são conhecidas como Agentes da Visão, conhecedoras da realidade dos moradores de comunidades, das suas necessidades e da falta de acesso aos serviços básicos realizaram o projeto com o grande desejo de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Com sua vasta experiência Ana Lúcia mergulhou de cabeça e com nove meses de programa social levou orientação, rodas de conversas, palestras, consultas médicas junto parcerias com clínicas que disponibilizam atendimento a preços populares, mas principalmente atendimento oftalmológico, onde quem necessita pode realizar consultas e exames de vista para a correção visual. O Visão do Bem foi um grande impacto não só para Ana Lúcia, não só para as Agentes da Visão, mas sim para mais de mil e cem pessoas que podem contar com o projeto. Ana Lúcia afirma que seu pequeno movimento transforma vidas, não só da população que busca por auxílio, mas para quem acredita e faz o projeto acontecer e assim gerando rentabilidade para os envolvidos.

“Colocar no papel o que está dentro do coração é fácil. Principalmente quando você tem muita paixão pelo que faz”, assim acredita Ana Lúcia, que com seu projeto acalenta pessoas que vivem ou se encontram em uma situação de vulnerabilidade social. Ajudam e são ajudados. Ana Lúcia ainda afirma que não só a população é ajudada, mas também todos envolvidos no projeto, já que lucram com a venda dos óculos para correção visual. O grupo composto por donas de casa, vendedoras, estudantes e outros de mais perfis sociais, é unido por esse desejo de mudar de vida ajudando pessoas. Todas empreendem e vivem de forma confortável. Hoje podem garantir sua estabilidade financeira e sua independência.

Ana Lúcia ainda completa: “O ganho maior não é material, e sim a oportunidade de ajudar, fazer parte da sua estória de vida e colecionar amigos por onde passamos”. O programa social Visão do Bem atua em igrejas e ONGs e nas grandes comunidades como Complexo do Alemão, Grande Tijuca, Complexo de São Carlos e também São Gonçalo, Duque de Caxias, Saracuruna, Magé, Nova Iguaçu e outras localidades. O projeto social Visão do Bem quer crescer ainda mais, ampliando suas áreas de atendimento para poder ajudar um maior número de pessoas e assim poder mudar a realidade social de quem mais precisa.

 

Por Ed Zahida, voluntário da ASPLANDE, jornalista, contato edzahida@gmail.com.