Você se expõe demais na internet?

Você não precisa ser outra pessoa na internet, mas nem tudo o que você pensa, gosta ou faz deve ser compartilhado em suas redes sociais. Mesmo que você tenha separado uma página apenas para tratar do seu negócio e um perfil para falar da sua vida pessoal, tome cuidado com as suas publicações. O seu cliente certamente encontrará seu perfil pessoal nas redes sociais. Alguns encontram involuntariamente, e outros procuram porque realmente querem conhecer a pessoa por trás da marca que ele consome. E quando ele se deparar com seu perfil e encontrar uma opinião muito radical e /ou contrária à dele, muito provavelmente ele ficará insatisfeito e as chances de você perdê-lo são grandes.

Perceba também que não é só a sua exposição, mas também sua descrição. Não seja invasivo com os seus clientes e amigos das redes sociais. As dicas a seguir servem para qualquer rede social e inclui perfil profissional e pessoal. Leia com calma e reflita se você não está cometendo alguns erros até mesmo sem perceber.

Perfil profissional  e perfil pessoal

Publique somente assuntos relacionados ao seu negócio no seu perfil profissional. O seu perfil pessoal pode ter publicações do seu negócio, mas o contrário nunca pode acontecer. Imagine quando alguém vê sua página pela primeira vez e encontra um monte de publicações pessoais. Será que essa pessoa vai querer curtir a página para acompanhar a sua marca?

Curtidas e comentários

Não pense que seus clientes verão apenas o que você compartilha na sua linha do tempo. Todas as publicações que você curte e comenta aparecem para os seus amigos, então, evite as publicações polêmicas.

Reclamações de clientes

Todo mundo tem ou já teve um cliente que atrasa o pagamento, que é grosseiro sem necessidade, que fala mal do seu produto, entre outros. E tudo isso é prejudicial para você e o seu negócio. Entretanto, não é bom reclamar ou mandar indiretas para essas pessoas nas redes sociais. Para quem está de fora, é chato ler essa discussão, e você não quer chatear os seus bons clientes, certo?

Posicionamento político

Você não precisa esconder suas opiniões sobre política – desde que seja feita em seus perfis pessoais -, mas sempre que for abordar esse assunto, escreva com calma, não xingue e nem ofenda ninguém. Mantenha uma discussão saudável, e tente ouvir o outro lado. E se você acha que não é possível falar de política dessa forma, não entre nessa questão pela internet.

Marcação de amigos e seguidores nas publicações

Você não pode forçar seu cliente ou amigo a consumir o conteúdo que você publica. Não marque todos os amigos das suas redes sociais em uma publicação só para ter certeza que eles vão ver. Marque apenas os necessários, e se a publicação não for relacionada a nenhuma pessoa, simplesmente não marque ninguém.

Relatos de problemas

Todos nós enfrentamos algum tipo de dificuldade em nossas vidas, seja pessoal ou profissional, mas você não precisa expor tudo em suas redes sociais. Converse com um amigo quando estiver passando por essas situações, ele irá te acolher muito melhor.

A verdade é que na internet nós também devemos ter bons modos, devemos respeitar algumas regras de convivência da mesma forma que fazemos pessoalmente. Aquele pensamento “A rede social é minha e eu posto o que eu quiser” não está certo. Preste atenção antes de publicar nas redes sociais.

Releia a sua publicação e analise se não vai ocorrer uma má interpretação do que foi dito. Apesar de ser possível apagar uma postagem, se explicar e se desculpar, você pode evitar grandes transtornos com essa simples prática.

 

Por Leilane Fidelis. Leilane é formada em administração e voluntária da Asplande, contato pelo email leilane.fidelis@hotmail.com.

Imagem por Freepik