Veganismo – o que é isso?

Muitas pessoas buscam na sua dieta novidades que propõe um corpo perfeito ou uma saúde plena. Esse desejo é impulsionado pela ditadura da estética perfeita, que vai impor padrões de magreza e sensualidade ditados pela moda; ou ainda pelas novidades alimentares. O importante é que todas e todos façam uma opção consciente, que estejam as mulheres, em especial, atentas que o Corpo é da Mulher, ela que deve cuidar e se sentir feliz com ele, não caindo nas armadilhas da sociedade do consumo; que tratam os corpos como mercadorias.

Devemos nos informar sobre o que são essas dietas e buscando sempre orientação de médicos e nutricionistas. As escolhas devem ser sempre conscientes. Mas o que é o Veganismo que tem tantos seguidores e se discute atualmente?

O Veganismo é um movimento social que luta pelos direitos dos animais, que propõe um estilo de vida que busca excluir todas as formas de crueldade e exploração de animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro uso. Militantes do veganismo propõem o boicote as marcas que utilizam animais como matéria prima e/ou animais para testes de seus produtos.

Porém o Veganismo se popularizou mais na alimentação e no dia a dia de quem passa a ser Vegano. Essas pessoas passam a ter uma alimentação livre de alimentos de origem animal, como: carne, leite e seus derivados, ovos e mel. E não usam produtos como cosméticos, produtos de higiene pessoal e limpeza de origem animal, nem que sejam testados nos mesmos; e roupas, sapatos e outros produtos produzidas com essa matéria.

Na alimentação vegan@s consomem uma variedade de alimentos como: arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Os queijos e leites são feitos a base de grãos.

E para nossa saúde quais os reflexos dessa alimentação comparando com uma dieta a base de: carnes, ovos e laticínios? Muitos médicos e pesquisadores afirmam que uma alimentação com alimentos de origem animal levam as pessoas a terem doenças crônicas, inclusive as doenças do coração. Essas enfermidades são aquelas não-transmissíveis, que incluem doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e doenças respiratórias (1).

O Guia de Nutrição para Alimentação para Americanos de 2010 cita que uma dieta sem carnes e derivados é associado a baixo níveis de obesidade e de doenças cardiovasculares. E aquelas dietas que são utilizadas os cereais, grãos, nozes, frutos e vegetais, que seriam as veganas, diminuem os riscos dessas doenças (2).

Mas há estudiosos e profissionais da área da saúde que vão alertar sobre as carências nutricionais ocasionadas pela falta dos nutrientes da dieta vegana, como as proteínas e vitaminas, por serem importantes para a nossa saúde. Pois há uma série de nutrientes que são muito difíceis de se obter comendo apenas verduras e grãos. E o risco desses modismo alimentar, quando as pessoas seguem por informações apenas seguindo as disponibilizadas na internet, como alerta Catherine Collins, da Associação Dietética Britânica (3).

Enfim, não há uma concepção única a respeito desse tipo de alimentação, o importante é ter um acompanhamento médico e se ter uma escolha consciente.

 

Fontes

(1) Biblioteca Virtual em Saúde, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_cronico_degenerativas_obesidade_estrategia_mundial_alimentacao_atividade_fisica

(2) UERJ, http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/20414/19084

(3) BBC Brasil, http://www.bbc.com/portuguese/geral-36446864

Foto: https://www.freepik.com

Por Mirian Teresa de Sá Leitão Martins, especialista na área de Psicologia / Educação e Saúde, pesquisadora com estudos de gênero e saúde. Voluntária da ASPLANDE. Contato: mirianteresad@yahoo.com.br