5 segredos da comunicação com o cliente

1 – VENDA O SEU MELHOR, MAS NUNCA VENDA AQUILO QUE VOCÊ NÃO ENTREGA 

Não diga que seu shampoo vai fazer com que as mulheres fiquem com o cabelo da Gisele Bündchen. Vender esperança de beleza, não é vender beleza. Você, quando compra um shampoo com a modelo na propaganda, sabe que não vai ficar com os cabelos da Gisele, mas, ainda assim, tem a esperança de estar comprando algo que deixe seus cabelos melhor do que estão. Isso é ter esperança. Quando eu compro uma pizza de muçarela e não encontro a muçarela, me sinto subestimada, desrespeitada. O mesmo acontece quando me vendem “a melhor coxinha da minha vida” e ela vem com pouco recheio. Ou quando as fotos da pousada não correspondem à realidade. Venda o melhor do seu produto, mas jamais subestime o cliente.

2 – DOMINE O ASSUNTO DO SEU PRODUTO 

A falta de conhecimento impacta a comunicação com o cliente e pode gerar ressentimentos ou mal-entendidos. Se você vende doces, você não precisa saber “fazer” o doce. Mas você precisa conhecer e dominar o assunto de tal modo que possa sanar toda e qualquer dúvida ou objeção do cliente. Um cliente em dúvida, não é um cliente. É alguém que ainda não decidiu. Você não precisa decorar termos técnicos, mas é importante que saiba repassar ao cliente tudo que o seu produto pode oferecer.

3 – EM SUA PROPAGANDA, SEJA BREVE E UTILIZE FRASES DE EFEITO 

O slogan da Chevrolet, por exemplo: “Veja, experimente e compre”. Você admira o carro, experimenta no test drive e compra. O Mundial supermercados tem “o menor preço total”. E tem mesmo. Eles não estão subestimando a sua inteligência. Foram verdadeiros, breves e usaram uma frase de efeito. Frases curtas são lembradas mais facilmente.

4 – ESTEJA ATENTO AO RECEPTOR DA MENSAGEM

Para quem você está falando, anunciando? A pessoa compreende a sua fala, os seus gestos? Não use termos rebuscados ou tente falar difícil. A melhor comunicação é aquela que é compreendida e assimilada por todos os envolvidos. Tente perceber se o seu cliente está – de fato – compreendendo a mensagem que o seu produto possui.

5 – TENHA BOM HUMOR E SEJA POSITIVO EM APRESENTAÇÕES ORAIS

Nada, nada pior que pessoas sisudas, que se lastimam o tempo inteiro. O país está ruim, a educação está péssima, os políticos não prestam. Eu sei. Mas não precisa descarregar isso em sua comunicação. Ter humor não é ficar fazendo piadas de mau gosto ou com duplo sentido. Ter humor é ser leve e encarar a vida com espontaneidade. É sorrir. Sorria para os seus clientes. Torne o dia deles melhor!

 

Joana Rangel é Engenheira, Administradora, Auditora de sistemas de gestão e atua como Consultora de Negócios e Mentora de Empreendedores. Autora de diversos artigos na área de Gestão, também é autora do blog de vinhos DiVina e Vinho. Para entrar em contato acesse www.joanarangel.net ou envie um e-mail para joana@joanarangel.com.